UFSM assina acordo com universidade chinesa para a criação de centros de pesquisa

Nesta segunda-feira, 13/12, o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, realizou uma assinatura de dois aditivos ao convênio firmado este ano entre a UFSM e a South China Agricultural University (SCAU), coordenado professor Jerson Vanderlei por Carus Guedes, do Departamento de Defesa Fitossanitária.

O primeiro dos aditivos assinados prevê a criação conjunta do Centro de Pesquisa e Inovação Brasil-China sobre Agrotecnologias Sustentáveis ??(RICSAgTech) na UFSM. O centro promoverá a expansão e difusão de agrotecnologias sustentáveis, aumentará a produção, com redução dos custos e maior conservação ambiental.

O segundo prevê a criação do Centro de Pesquisa Brasil-China de Ciências Químicas e de Alimentos e Uso de Tecnologias Emergentes (FoodChemTech-BRCH).

Este centro promoverá a expansão e a difusão de tecnologias emergentes para o processamento, controle de qualidade e promoção da segurança e sustentabilidade de alimentos e processos de processos químicos no Brasil e na América Latina, além de promover o uso de tecnologias emergentes para a intensificação de processos.