Na quarta-feira, 29/3, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou seu Edital de Vagas Complementares ao SiSU 2023. O edital oferece vagas que não foram preenchidas no Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 2/4.
Ao todo, são ofertadas 919 vagas em 64 cursos presenciais de graduação, distribuídos no campus sede (em Santa Maria) e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O quadro de vagas, organizado por curso e cota, está disponível junto ao Edital 038/2023 da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Podem inscrever-se pessoas que realizaram algum Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma completa, referente aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e/ou 2022. Caso o(a) candidato(a) tenha feito mais de um Enem, o sistema automaticamente vai considerar o ano com pontuação mais alta. É necessário também ter obtido pelo menos 300 pontos na redação do Enem do referido ano.
No dia 5/4, junto ao Edital, será publicada a lista de pessoas classificadas. Esses(as) candidatos(as) deverão acessar o Portal da UFSM e realizar a confirmação de vaga do dia 5 ao dia 9/4. A confirmação consiste no envio digitalizado da documentação solicitada no Edital, conforme a opção do(a) candidato(a) por cota ou ampla concorrência. Para acesso ao Portal, será preciso informar CPF e data de nascimento, não sendo necessário preencher o número de inscrição.
No dia 10/4, será publicado, também junto ao Edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, para pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14). As webconferências via google meet estão previstas para o dia 11/4.
Todas as pessoas classificadas que realizarem a confirmação de vaga (e a webconferência, se for o caso) deverão acompanhar periodicamente seu email, inclusive caixas de spam e de lixo eletrônico, à espera de mensagem de deferimento ou de indeferimento da vaga. Como não há prazo fixo para envio desse email, o monitoramento deve ser diário.
Em caso de deferimento, será informado o número de matrícula, bem como as instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil. A matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso será feita automaticamente pela UFSM para os(as) calouros(as), devendo estes(as) procurarem a Coordenação ou Secretaria de Curso para informações sobre ajustes.
Em caso de indeferimento, o e-mail informará um breve prazo para a pessoa classificada acessar novamente o Portal de Confirmação de Vaga, a fim de corrigir ou complementar informações ou documentos. Após a análise do recurso, caso seja mantido o indeferimento, a pessoa perderá a vaga.


