Os impactos da Reforma da Previdência, num curto período, vão jogar um número considerável de brasileiros na miserabilidade, justamente na fase da vida onde mais gastos terão com medicamentos e cuidados com a saúde. A Reforma foi cruel com os menos favorecidos e manteve uma série de vergonhosos e injustos privilégios. Para variar os que sempre pagaram e trabalharam, descontando religiosamente sua contribuição, serão massacrados e condenados ao vale dos abandonados à própria sorte.
Salve o Rei!
Na segunda-feira, dia 19 de abril de 2021, o cidadão Roberto Carlos Braga completa 80 anos de idade. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga (27 de março de 1896 – 27 de janeiro de 1980) e da costureira Laura Moreira Braga (10 de abril de 1914 – 17 de abril de 2010). A família morava em uma casa modesta no topo de uma colina no bairro de Nook. Seus irmãos eram Lauro Roberto Braga, Carlos Alberto Moreira Braga e Norminha. No entanto, hoje temos que reverenciar o artista Roberto Carlos, pois creio que não exista sequer um habitante deste país que não teve um momento de sua vida marcado por uma canção do Roberto Carlos e não seja admirador de sua simplicidade, discrição e religiosidade. E, para gáudio de nossa terra, temos um uruguaianense que é amigo do Rei Roberto, o nosso conterrâneo José Carlos Prato, o conhecido Chabri. Vida longa ao Rei, com muita saúde!
Cinismo
Propaganda televisiva do Governo Federal sobre a vacinação no Brasil é uma das maiores aulas de cinismo que tive o desprazer de assistir.
Dignidade & Respeito
A foto da rainha Elizabeth II sentada, sozinha, de máscara, aos 94 anos de idade, na cerimônia de despedida de seu marido, o príncipe Philip (duque de Edimburgo) comoveu o mundo, retratando a dignidade, respeito, educação e civilidade de um verdadeiro governante e estadista. Um comportamento que deveria servir de exemplo aos demagogos de plantão.
Estupidez & Crime
Defensores de direitos humanos vão processar o pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas, que declarou orar pela morte do ator Paulo Gustavo, internado há um mês com covid-19, em estado grave. “Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, publicou o pastor em suas redes sociais. Após a repercussão negativa do comentário, José Olímpio apagou a publicação. A internação de Paulo Gustavo causa comoção entre fãs e artistas, que têm organizado correntes de oração pelo restabelecimento da saúde do ator, conhecido pelos papéis humorísticos, com sucessos tanto no teatro, na TV e no cinema.
Professora Eni
Uma manhã de outubro de 2008, Uruguai. Amanhece com tempo fechado. Estamos no café do hotel. De repente, ela surge e convoca, vamos sair, ver a rua, o mar, ver gente. Impossível não atender um chamando repleto de carinho e alegria. De capa de chuva e enfrentando uma garoa fina e fria, percorremos a avenida Gorlero, na charmosa Punta del Leste. Uma cena inesquecível Assim era a professora Eni Antunes de Souza, uma senhora educada, elegante e sorridente, que celebrava e louvava a vida a cada instante. Infelizmente, ela perdeu a batalha contra o Covid no último dia 10/04. No dia seguinte, partiu seu companheiro de vida e de viagens, Dr. Gennaro Alfano, um exímio contador de fatos curiosos e apreciador de uma boa mesa. Meus sentimentos aos familiares. RIP!
Mano
Registro com profundo pesar o falecimento de Elto Monteiro de Quadros, aos 56 anos de idade, no dia 19 de abril. Mais um amigo que sai de nosso convívio. O Mano e sua esposa, dona Bete Sosa, há mais de uma década, são os anfitriões da Confraria do Funcho, no Butekão, nas noites das segundas-feiras, antes da pandemia. Meus sentimentos e muita luz e paz ao Mano em sua nova morada.
Guto
Ainda, no dia 19/04, faleceu o amigo e técnico em refrigeração Carlos Augusto Salgueiro Gonsales (Guto), aos 60 anos. Sempre bem humorado, brincalhão e afetuoso, Guto era presença marcante nas tradicionais rodas de samba, ditando o ritmo, nas quintas-feiras no Mistura Fina. Luz e Paz!
Oráculo
“A vida é curta, viva. O amor é raro, aproveite. O medo é terrível, enfrente. As lembranças são doces, aprecie.” – Caio Fernando Abreu (1948-1996), escritor e jornalista brasileiro.

