Uruguaiana e Paso de los Libres unidas contra o sarampo e a febre amarela

Na manhã de ontem, 20/10, aconteceu um ato alusivo ao Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras, na cabeceira da Ponte Internacional, do lado argentino.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, Uruguaiana e Paso de los Libres estão unidas vacinando simultaneamente contra o Sarampo e a Febre Amarela. Na ocasião, estiveram presentes autoridades da saúde da Argentina e do Brasil.

A segunda fase da campanha iniciou na última segunda-feira, 18/11, e vai até o dia 30/11, em oito municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. No total, 16 municípios terão suas ações de vacinação intensificadas. As cidades contempladas pela ação são: Santana do Livramento (RS), fronteira com Rivera (Uruguai); Uruguaiana (RS), fronteira com Paso de Los Libres (Argentina); Corumbá (MS), fronteira com Puerto Quijarro e Puerto Soares (Bolívia); Epitaciolândia e Brasiléia (AC), fronteira com Cobija (Bolívia); Tabatinga (AM), fronteira com Letícia (Colômbia); e Guajará Mirim (RO), fronteira com Guayarámenin (Bolívia).

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para essas doenças devido à reemergência do sarampo nas Américas e potenciais surtos de febre amarela em regiões do Brasil. Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados 11,3 mil doses da vacina de febre amarela e 11,2 mil de doses da vacina tríplice viral.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Luciane Freitas, o setor está vacinando todas as faixas etárias. “O movimento está sendo bom, até porque estamos no período de matrícula nas escolas”, comentou. De acordo com Luciane, Uruguaiana teve oito casos suspeitos por sarampo, mas todos foram descartados com diagnóstico de laboratório.

Confira os locais para se imunizar:

A Sala de Vacina Central: 8h – 10h / 10h30 – 11h30 e das 13h – 15h/ 15h30 – 17h;

– ESFs (unidades de saúde): 7h30 – 11h30 e das 13h30 – 17h30;

– AS ESFs 07 (União das Vilas) e 22 (Cabo Luiz Quevedo) também realizam atendimento no seguinte horário: 18h – 22h.