Criação da nova unidade está entre as medidas aprovadas pela Assembleia Legislativa. A instalação deve ocorrer no próximo ano
Autor: Clarisse Amaral
Nesta terça-feira, 16/12, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, em sessão ordinária que terminou já durante a noite, o Projeto de Lei Complementar 497/2025, que trata da organização, estrutura básica e efetivo da Brigada Militar. Entre as medidas previstas no texto está a criação do Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Uruguaiana, atendendo a uma antiga reivindicação do deputado estadual Frederico Antunes (PP), líder do governo.
Segundo Antunes, a instalação da instituição é uma demanda que acompanha seu mandato desde o início. “Começamos com essa pauta durante o governo Yeda Crusius, seguimos no governo Sartori e, agora, no governo Eduardo Leite, conseguimos a aprovação do PLC que autoriza a concretização desse sonho de Uruguaiana e região”, destacou Frederico.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio Feoli, já determinou que a corporação acelere os trâmites para viabilizar a implantação da escola no município. “Assim que tivermos a sanção da lei por parte do governador Eduardo Leite, estaremos internamente organizando a instalação desse educandário”, afirmou.
A abertura do Colégio Tiradentes em Uruguaiana ocorrerá por meio de parceria entre a Brigada Militar e a Secretaria Estadual da Educação. O imóvel que receberá a instituição deverá contar com, no mínimo, seis salas de aula, além de biblioteca e laboratório. As instalações poderão ser cedidas por escolas municipais ou estaduais. Cada turma é formada por 30 estudantes.
Sobre o Colégio Tiradentes
Criado em 1980, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) conta atualmente com unidades em Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Santo Ângelo, São Gabriel, Ijuí e Pelotas.
Embora seja um colégio estadual, o CTBM é vinculado ao Departamento de Ensino da Brigada Militar e dirigido por oficiais superiores da corporação. O ingresso ocorre por meio de concurso público, com provas intelectuais e testes físicos, com vagas destinadas a candidatos civis e dependentes de militares da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
Com a aprovação legislativa, Uruguaiana passa a integrar a lista de municípios aptos a receber a instituição, marcada por índices de excelência no ensino e reconhecida disciplina escolar. A expectativa agora é pela sanção do governador para dar início à implantação da nova unidade.


