Apesar de ter sido uma disputa relâmpago (quatro jogos em dois dias), a Copa RS Sub-20 reuniu oito equipes de todo o Estado, em Triunfo, em certame organizado pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), consagrando a Associação Esportiva Uruguaianense como a grande campeã de 2023. Com a conquista do final de semana, a equipe da Fronteira está automaticamente classificada para a Taça Brasil de Futsal Sub-20 que acontece em 2024. A edição deste ano foi realizada entre o final de junho e o início de julho, na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. O atual campeão brasileiro é o Minas Tênis Clube, de Minas Gerais.
Duas goleadas
No sábado, 29/7, a equipe de Uruguaiana estreou no certame com uma goleada. Apesar de sair atrás no placar, o time do técnico Keké Kzabo, conseguiu a virada rapidamente e no final do jogo aplicou sonoros 11×1, no time de São José dos Ausentes, o Nova Geração. A partida começou com um pequeno atraso em relação ao horário previamente marcado pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão, por conta da espera pela chegada do time serrano.
Mesmo com as dificuldades (cansaço e derrota na estreia), o Nova Geração enfrentou, ainda no sábado, o time do VH Futsal, de Pelotas, e venceu por 4×2. No domingo, 30/7, pela manhã, foi a vez da Uruguaianense enfrentar o time da Zona Sul e, novamente, aplicar uma goleada: 17×0. Com isso, pelo grupo B, classificaram-se para a fase semifinal, as equipes da Uruguaianense e do Nova Geração, que no cruzamento olímpico, enfrentariam, respectivamente, o Triunfo Futsal e a SER Santiago, que finalizou a etapa classificatória em primeiro lugar no seu grupo.
Jogo tenso
Jogo complicado, afinal de contas os guris de Uruguaiana estavam enfrentando as dificuldades impostas pelos donos da casa. Tanto que o placar do primeiro tempo foi 4×3 com grande intensidade de ações entre as equipes. No segundo tempo, com os times mais desgastados, o jogo caiu em qualidade e velocidade. Mesmo assim, a Associação manteve-se a frente no marcador, impondo marcação e bom aproveitamento do ataque diante das chances criadas. No final do jogo, 7×4 para a Uruguaianense e a vaga garantida para a final, contra a SER Santiago.
Vincenzo faz o gol da vitória
Todo jogo de decisão é tenso. Não poderia ser diferente do que aconteceu na quadra do Ginásio Municipal de Esportes Leopoldo Galarça Radin. Com um golaço de Neto, num chute forte e cruzado, a Uruguaianense largou na frente no confronto equilibrado contra os até então invictos meninos de Santiago. Mesmo se defendendo bem, a Uruguaianense acabou perdendo, por lesão, ainda no primeiro tempo, um de seus melhores jogadores no certame, Matheus. O que poderia gerar uma desestabilização ao time comandado por Keké. Mas o que se viu foi a manutenção de um padrão de jogo aguerrido na defesa, buscando o gol através de jogadas rápidas de contra-ataque e criando oportunidades para ampliar o marcador. Porém, num descuido defensivo, a SER Santiago conseguiu o empate no início da segunda etapa.
Mais uma vez a Uruguaianense teve que buscar o gol da vitória que lhe daria o título inédito da competição. E ele veio dos pés de um jogador que foi destaque do início ao fim da campanha vitoriosa: Vincenzo. Foi dele o gol do título. Falta no ataque da Uruguaianense e ele bateu forte no ângulo do goleiro adversário, fazendo 2×1 para a Associação, conquistando com isso, o título da competição.
O artilheiro da competição foi o ala Vincenzo, da Uruguaianense com oito gols marcados. Ao todo, a equipe do tricolor da Fronteira marcou 28 gols e sofreu apenas um.
Foi a segunda conquista em 2023: em maio, os meninos da Uruguaianense Sub-20 venceram o Real Itaqui e ficaram com o título da Copa Farroupilha Fronteira.


