Vacina contra dengue começa a ser aplicada
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem interrupção ao meio-dia. Crédito: Thiago Valença/Especial/JC

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana (SMS) iniciou nesta terça-feira, 10/2, a vacinação contra a dengue no município, após o recebimento da primeira remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde. O lote inicial conta com 1 620 doses, que passaram a ser aplicadas a partir das 7h pelas equipes da rede municipal. 

As doses estão sendo administradas na Sala de Vacinas do Posto Central, localizada no prédio da esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua General Câmara. Nesta primeira etapa, a vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público definido como prioritário pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre elas, para garantir a proteção completa. 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem interrupção ao meio-dia. Para receber a vacina, é necessário apresentar cartão do SUS, documento com foto e, se disponível, a caderneta de vacinação. A Secretaria reforça que o imunizante pode ser aplicado juntamente com outras vacinas do calendário de rotina, sem necessidade de intervalo entre elas. 

A SMS também alerta para as contraindicações: não devem receber a vacina pessoas com febre no dia da aplicação, indivíduos com doenças ou condições que comprometam a imunidade, além de gestantes e lactantes. A estratégia de imunização tem como principais objetivos reduzir casos graves de dengue, evitar internações e reforçar a proteção da população, especialmente entre o público mais vulnerável. 

Uruguaiana deve receber, ao todo, 8.128 doses nesta primeira etapa da campanha. Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, as entregas ocorrerão de forma fracionada, à medida que o município avança na aplicação das doses já recebidas. 

Vacina Qdenga 

O imunizante utilizado na campanha é a Qdenga, vacina desenvolvida pelo laboratório Takeda. Trata-se de uma vacina tetravalente, indicada para a prevenção da dengue causada pelos quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). 

A Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo mínimo de três meses, e pode ser administrada independentemente de a pessoa já ter tido dengue anteriormente. A vacina foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (Sus) como parte da estratégia nacional de enfrentamento à doença, que tem apresentado aumento significativo de casos em todo o país. 

Vacina Butantan 

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, a Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é a primeira imunizante contra a dengue em dose única no mundo. A vacina foi testada para ser aplicada em pessoas com idade de 12 a 59 anos. 

Para imunizar os profissionais em todo o país, o ministério adquiriu, ao todo, 3,9 milhões de doses. O presidente Lula, durante cerimônia em São Paulo nesta segunda, 9/2, declarou que “diferentemente de outros grandes complexos econômicos, tecnológicos e industriais, esse aqui [o Instituto Butantan] é 100% SUS”. O imunizante 100% brasileiro deve chegar no município no início da semana que vem.