Versão de soviética de O Senhor dos Anéis ressurge após 30 anos

Antes de Peter Jackson adaptar O Senhor dos Anéis para os cinemas, a obra de J.R.R. Tolkien foi transformada em um longa-metragem na União Soviética, o qual surgiu na web 30 anos após a estreia.

Segundo o site, Khraniteli (1991), em português, guardiões, adapta a história do primeiro livro de Tolkien, A Sociedade do Anel, em duas partes. Dirigida por Natalya Serebryakova, o projeto foi filmado em Leningrado e foi estrelado por Viktor Kostetsky (Gandalf), Georgy Shtil (Bilbo), Valery Dyachenko (Frodo) e Elena Solovey (Galadriel).

Exibida uma única vez, a produção foi compartilhada na íntegra no Youtube pelo Canal 5 da Rússia. Segundo o Olhar Digital, apesar do baixo orçamento, a obra se mantém fiel ao livro de Tolkien e até conta com o personagem Tom Bombadil, o qual não é afetado pelo anel.

Além deste filme soviético, O Senhor dos Anéis também ganhou animações, um musical sueco em 1971, um especial russo com dançarinos de balé de 1985, uma minissérie finlandesa em 1993.

De acordo com o The Guardian, as versões soviéticas não foram as únicas que fizeram sucesso na Rússia. Os filmes de Jackson foram um hit, principalmente as versões dubladas, que contaram com diversos palavrões.