Na terça-feira, 1/8, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, acontece a abertura do 2º semestre letivo da Rede Municipal de Ensino. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o Instituto Unimed, Unimed Uruguaiana, Sebrae, Educação Empreendedora e Projeto Acolher e tem como tema “Viver bem na escola”.
O evento que marca o desenvolvimento da proposta inicia às 8h e será realizado em dois momentos (manhã e tarde) com acesso gratuito. Às 8h30min, a atração do evento será a palestra-show “Valores Humanos”, com a participação do Sociólogo, Mestre e Doutor em Teologia, cantor, compositor e escritor Giovanni Mattiello.
A palestra Valores Humanos aborda aspectos comportamentais da sociedade atual numa perspectiva que pretende refletir sobre seus passos e processos. Propõe repensar o agir humano a partir da simplicidade e da esperança. Assim, resgatar ou construir novos valores se torna um caminho de resiliência, sentido e ressignificação da vida humana.
“O objetivo da palestra é olhar para as relações humanas numa perspectiva que reconheça a importância de valores como a empatia, amor, generosidade, esperança, espiritualidade, simplicidade e acolhimento”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Helena Bairros Machado.
A partir das 9h30, será a vez da participação dos médicos Renato Coelho e José Paulo Ferreira, que abordarão o tema “Autismo na escola e os desafios contemporâneos”. Um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender às Necessidades Educacionais Especiais dos alunos. No período da tarde, as palestras serão reprisadas e ocorrem a partir das 14h.
A secretária de educação também revela a expectativa para este retorno “teremos um retorno letivo com uma escola mais preparada com alguns servidores que ainda estávamos em falta, mas que não prejudicaram a oferta das atividades, todos mais preparados para os desafios que possam se apresentar”.
Maria Helena também revela a importância do trabalho contínuo, “com a certeza de que os processos ainda não se esgotaram, e agora, o momento é de amadurecer aquilo que foi construído, a fim de solidificar as novas práticas escolares, de forma saudável e com o compromisso de todos (gestores, professores e funcionários) concluir projetos e preparar nossos alunos para o próximo ano, incentivando a leitura, a escrita e o raciocínio logico como vem sendo nossa prática pedagógica”.
Rede Estadual
A Rede Estadual de Ensino retorna as atividades na segunda-feira, 31/7 e cada escola é responsável por organizar a acolhida dos estudantes, o que foi elaborado durante a Jornada Pedagógica realizada na última semana.
“Durante a Jornada Pedagógica foi estudado os resultados dos estudantes e agora vamos trabalhar potencializando as aprendizagens neste segundo semestre, procurando atender cada aluno na sua necessidade de aprendizagem”, destaca a coordenadora da 10º Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), Sara Cardoso.
A coordenadora também revela a preocupação de manter os estudantes na escola neste retorno, “essa retomada é importante para gente poder motivar os alunos, e principalmente, os do ensino médio a permanecerem na escola e não perderem a motivação. Agora o nosso foco é na aprendizagem, no pedagógico e na permanência do aluno na escola”. O segundo semestre letivo da Rede Estadual termina no dia 22/12.


