A Associação Brasileira de Angus e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) abriram as inscrições para a participação de animais na Expointer 2026, que será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Angus e Ultrablack
As inscrições dos animais de buçal da raça Aberdeen Angus devem ser feitas até o dia 29 de julho, por meio da área restrita do criador da Associação Nacional de Criadores (ANC) – HerdBook Collares. Para os animais de buçal da raça Ultrablack, o mesmo prazo se aplica — 29 de julho —, com inscrição diretamente na área de Eventos/Exposições do site da Associação.
Já os animais de curral das raças Angus e Ultrablack podem ser inscritos até o dia 7 de agosto, também pelo sistema disponível no portal da Associação Brasileira de Angus.
O investimento é de R$ 250 por animal nas modalidades buçal ou curral individual e de R$ 500 para inscrições de curral em dupla ou trio. Como incentivo, criadores estreantes ou que estejam participando da Expointer pela segunda vez têm isenção da taxa de inscrição.
A entrada dos animais de buçal no parque ocorrerá entre os dias 24 e 28 de agosto, das 8h às 22h. A admissão desses exemplares será no dia 29 de agosto, a partir das 8h. Os animais de curral terão admissão no dia 30 de agosto, também a partir das 8h.
O julgamento das duas raças ficará a cargo do norte-americano Jack Ward, profissional reconhecido internacionalmente por sua experiência na seleção e avaliação de bovinos de corte.
“A Expointer é uma vitrine de excelência para a pecuária nacional. É o momento de apresentar ao mercado o resultado do investimento em genética, manejo e seleção, além de fortalecer o relacionamento entre criadores, técnicos e toda a cadeia da carne de qualidade. Esperamos mais uma grande participação dos expositores Angus e Ultrablack nesta edição”, destaca a Associação Brasileira de Angus.
Os regulamentos das exposições e todas as orientações para inscrição estão disponíveis no portal da entidade.
Hereford e Braford
A ABHB também já está com inscrições abertas para a 49ª Expointer. Para a modalidade Galpão, o prazo é até 24 de julho, com prazo de tolerância até 29 de julho mediante acréscimo de 10% sobre o valor da inscrição. Já para a modalidade Rústicos, o prazo encerra em 3 de agosto, com tolerância até 7 de agosto, também com acréscimo de 10%.
As inscrições dos animais Braford Galpão e Rústicos Hereford e Braford devem ser realizadas junto à Secretaria da ABHB, pelo e-mail abhb@abhb.com.br ou presencialmente na sede da entidade, na Avenida General Osório, 1094, em Bagé. Já as inscrições dos animais Hereford e Polled Hereford Galpão devem ser feitas por meio da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC).
A entrada dos animais da modalidade Galpão no Parque de Exposições Assis Brasil ocorrerá entre os dias 24 e 28 de agosto, encerrando-se às 22h do último dia. A admissão será em 29 de agosto, às 9h para a raça Hereford e às 13h30 para a raça Braford. Os animais da modalidade Rústicos serão admitidos em 1º de setembro, das 8h às 17h.
Os julgamentos de classificação já têm datas definidas: Hereford e Polled Hereford (Galpão) serão julgados em 31 de agosto, às 13h. A raça Braford entra em pista em 1º de setembro, com início às 8h30 para as fêmeas e às 14h para os machos. O julgamento da modalidade Rústicos ocorre em 2 de setembro, a partir das 8h.
A ABHB reforça a importância de que os expositores observem atentamente os prazos e as exigências previstas no regulamento para garantir a participação de seus animais na Expointer 2026.


