Uruguaiana entra em alerta para tempestades neste sábado.

Uruguaiana e a região estão em alerta para a ocorrência de tempestades neste sábado, 3/10. Conforme a Defesa Civil do Estado, há possibilidade de chuva forte, queda de granizo, inclusive de tamanho grande, e rajadas de vento que podem superar os 90 km/h. A maior atenção está prevista para o período entre a tarde e à noite. 

O alerta faz parte do Aviso Hidrometeorológico 19, emitido pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual. O órgão aponta condições para tempestades severas em diferentes áreas do Estado, incluindo a Fronteira Oeste. Os acumulados de chuva previstos para o Estado variam, de modo geral, entre 20 e 50 milímetros por dia, com registros pontuais de até 90 milímetros em algumas regiões. 

Para Uruguaiana, a previsão da MetSul indica um sábado de chuva forte, com acumulado estimado em 64,4 milímetros, mínima de 13°C e máxima de 27°C. A previsão automática do instituto também aponta vento médio de até 36 km/h. A condição de tempo severo, no entanto, pode produzir rajadas muito superiores aos valores médios previstos, razão pela qual o alerta da Defesa Civil considera a possibilidade de ventos acima de 90 km/h. 

Risco também é hidrológico 

Além dos efeitos provocados diretamente pelas tempestades, a chuva prevista ocorre em um cenário de atenção para os rios da região. O Cemaden classificou como moderada a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Uruguaiana neste sábado. Segundo o órgão, pancadas de forte intensidade podem provocar alagamentos urbanos, enxurradas e extravasamento pontual de córregos. Também existe possibilidade de nova elevação dos níveis dos rios da bacia do Rio Uruguai e de seus afluentes, contribuindo para cenários de inundação. 

A situação exige atenção também porque os níveis de alguns rios da região permanecem elevados após as chuvas registradas nos últimos dias. Nesta sexta-feira, 2/10, o próprio Cemaden apontou condições de inundação na região de Uruguaiana relacionadas à propagação de ondas de cheia e aos rios Uruguai, Ibirapuitã, Ibicuí e Quaraí. 

A orientação é para que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e evite permanecer em áreas de risco durante a ocorrência de tempestades. Em caso de ventos fortes, a recomendação é procurar abrigo em local seguro, afastado de árvores, estruturas metálicas e placas. 

Mobilização 

Na manhã desta sexta-feira, Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro e órgãos de segurança pública se reuniram, n Salão Nobre do Palácio Rio Branco, para tratar do planejamento preventivo na atuação a eventuais consequências causadas por temporais e alterações climáticas. A reunião foi motivada pelos alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado. 

As instituições expuseram as formas com que podem auxiliar na contenção dos danos a partir dos prognósticos dos institutos de meteorologia. O trabalho foi coordenado pelo prefeito Carlos Delgado e pelo General Sérgio Firmino, comandante da da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª BC Mec). 

O grupo integra o Exercício Mão Amiga, iniciado em agosto, que resultou na elaboração de um Plano de Contingência conjunto para padronizar as ações e responsabilidades de cada órgão.  

Rio Uruguai 

O nível do Rio Uruguai voltou a apresentar elevação nos últimos dias, provocando uma subida mais acentuada em diferentes pontos de monitoramento ao longo do rio. A área de acompanhamento abrange municípios da divisa com Santa Catarina, do Noroeste do Rio Grande do Sul e da Fronteira Oeste. Cidades como Iraí e São Borja já estão em cota de alerta, enquanto Porto Mauá e Itaqui permanecem em cota de atenção. Em Uruguaiana, o rio também voltou a subir e se aproxima da cota de atenção. Na tarde desta sexta-feira, 2/10, a leitura realizada às 15h30 apontou 6,49 metros acima do nível normal. 

A elevação está sendo acompanhada pelas equipes responsáveis pelo monitoramento, diante da possibilidade de continuidade da subida do nível do Rio Uruguai nas próximas horas. 

Previsão para os próximos dias 

03/10 – Sábado
Chuva
Mínima: 10°C | Máxima: 23°C
Precipitação: 8,4 mm
Vento: 19 km/h 

04/10 – Domingo
Sol com muitas nuvens
Mínima: 13°C | Máxima: 22°C
Precipitação: 0,1 mm
Vento: 25 km/h 

05/10 – Segunda-feira
Chuva fraca
Mínima: 14°C | Máxima: 23°C
Precipitação: 0,4 mm
Vento: 12 km/h 

06/10 – Terça-feira
Chuva fraca
Mínima: 18°C | Máxima: 24°C
Precipitação: 1,0 mm
Vento: 9 km/h 

07/10 – Quarta-feira
Chuva
Mínima: 19°C | Máxima: 29°C
Precipitação: 8,2 mm
Vento: 30 km/h 

08/10 – Quinta-feira
Chuva fraca
Mínima: 15°C | Máxima: 23°C
Precipitação: 2,6 mm
Vento: 37 km/h 

09/10 – Sexta-feira
Chuva
Mínima: 14°C | Máxima: 18°C
Precipitação: 11,2 mm
Vento: 28 km/h