O Banco de Sangue Municipal do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) está mobilizando a comunidade para reforçar os estoques de sangue, principalmente dos tipos A negativo e O negativo. As duas tipagens são consideradas importantes para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões e, atualmente, concentram a maior preocupação do serviço.
Em contato com o CIDADE, a responsável técnica pelo Banco de Sangue, enfermeira Mari Naziazeno, informou que o estoque se encontra entre os níveis estável e baixo. A situação tem sido influenciada pelo aumento na quantidade de pacientes que estão precisando de transfusão, fazendo com que a disponibilidade das bolsas varie de forma significativa.
“Estamos com um estoque em nível de estável abaixo. No entanto, houve um incremento no número de pacientes transfundindo, o que acaba fazendo o estoque oscilar consideravelmente”, explica Mari.
Apesar da necessidade de reposição, a responsável ressalta que os pacientes que precisaram de transfusão foram atendidos durante esse período. “Nenhum paciente deixou de transfundir nesse período”, destaca. Diante do cenário, o Banco de Sangue reforça o chamado para novos doadores. A contribuição de cada voluntário ajuda a manter a disponibilidade necessária para os atendimentos realizados pelo hospital.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, junto ao HSCU. Para realizar a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No caso de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável legal e apresentar a autorização exigida.
Antes da coleta, a recomendação é que o voluntário esteja bem alimentado e hidratado, além de ter dormido adequadamente na noite anterior. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas nas 12 horas anteriores à doação, assim como alimentos muito gordurosos no dia do procedimento.
O atendimento começa pelo cadastro e, na sequência, o voluntário passa por uma entrevista clínica com um profissional de saúde. A avaliação é realizada para verificar as condições da pessoa e definir se ela está apta para a doação, garantindo segurança ao doador e ao receptor.
Após a triagem, é realizada a coleta, que dura aproximadamente 15 a 20 minutos. Os materiais utilizados são descartáveis e esterilizados.
Depois da doação, é recomendado manter a hidratação e realizar um lanche leve. O doador também deve evitar exercícios físicos intensos nas horas seguintes. Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas nas 12 horas posteriores, enquanto o cigarro deve ser evitado por cerca de duas horas. A orientação também é não conduzir veículos de grande porte no mesmo dia.
Cada bolsa coletada possui aproximadamente 450 mililitros de sangue e pode contribuir para o atendimento de até quatro pacientes.
Homens podem realizar até quatro doações por ano, respeitando um intervalo mínimo de 60 dias entre elas. Para mulheres, o limite é de três doações anuais, com intervalo de 90 dias.
Dúvidas comuns
A doação de sangue não provoca alterações permanentes na composição sanguínea. Por isso, não procede a ideia de que o procedimento “afina” ou “engrossa” o sangue.
Mulheres também podem doar durante o período menstrual, desde que estejam em boas condições de saúde e sejam consideradas aptas durante a avaliação clínica.
Quem fez tatuagem ou colocou piercing precisa respeitar o período de inaptidão estabelecido pelos protocolos de segurança antes de voltar a doar. O uso de medicamentos e a realização recente de vacinas também são analisados individualmente durante a entrevista realizada antes da coleta.
Compatibilidade sanguínea
A possibilidade de utilização do sangue em uma transfusão depende da compatibilidade entre os tipos sanguíneos, definida principalmente pelos sistemas ABO e pelo fator Rh.
O sangue O negativo é conhecido como doador universal para hemácias, podendo ser utilizado em diferentes grupos sanguíneos em situações específicas. Já pessoas com sangue AB positivo são consideradas receptoras universais de hemácias.
Entre as principais compatibilidades estão:
-O positivo doa para O positivo, A positivo, B positivo e AB positivo;
-O negativo pode doar para todos os tipos sanguíneos;
-A positivo doa para A positivo e AB positivo;
-A negativo doa para A positivo, A negativo, AB positivo e AB negativo;
-B positivo doa para B positivo e AB positivo;
-B negativo doa para B positivo, B negativo, AB positivo e AB negativo;
-AB positivo doa apenas para AB positivo;
-AB negativo doa para AB positivo e AB negativo.


