O único segmento com desempenho positivo foi o comércio, que fechou o período com saldo de 71 empregos Crédito: Clarisse Amaral/JC

Os dados mais recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que Uruguaiana encerrou o mês com saldo negativo de 251 postos de trabalho formais, resultado da diferença entre 769 admissões e 1.020 desligamentos. Apesar do recuo, o município mantém um estoque de 20.769 empregos com carteira assinada. 

Entre os setores econômicos, a agropecuária foi a principal responsável pelo resultado negativo, registrando saldo de -252 vagas, com 87 admissões e 339 desligamentos. Também apresentaram retração os setores de serviços (-34), indústria (-30) e construção civil (-6). O único segmento com desempenho positivo foi o comércio, que fechou o período com saldo de 71 empregos, resultado de 392 contratações e 321 desligamentos. 

Os indicadores do painel apontam ainda que o tempo médio de permanência no emprego entre os trabalhadores desligados em Uruguaiana foi de 16,3 meses. O município apresentou variação relativa negativa de -1,19% no estoque de empregos formais em comparação ao período anterior. 

A série histórica do Novo Caged demonstra que o mercado de trabalho uruguaianense vem alternando períodos de crescimento e retração desde 2020. Nos últimos anos, o município registrou momentos de forte geração de empregos, especialmente ligados às atividades sazonais do setor agropecuário, mas também apresentou oscilações significativas em determinados períodos, refletindo fatores econômicos e produtivos da região. 

Cenário Nacional 

No cenário nacional, o Brasil registrou 2.268.655 admissões e 2.182.767 desligamentos, alcançando saldo positivo de 85.888 vagas formais. O estoque total de empregos com carteira assinada chegou a 47,8 milhões de vínculos ativos, com variação relativa positiva de 0,18%. 

Entre as regiões brasileiras, o Sudeste apresentou o melhor desempenho, com saldo de 44.545 vagas, seguido pelo Nordeste, com 18.714, e pelo Sul, que registrou 4.449 novos postos de trabalho. O Centro-Oeste também apresentou resultado positivo, com 10.890 vagas, enquanto a região Norte encerrou o período com saldo de 6.651 empregos formais. 

Os dados apontam ainda que a região Sul, onde está localizado o Rio Grande do Sul, contabilizou 455.979 admissões e 451.530 desligamentos, mantendo crescimento moderado do emprego formal e uma variação relativa de 0,05% no estoque de trabalhadores com carteira assinada.