Prisão foi realizada pela Força Tática do 47º BPM na segunda-feira.

Um homem de 37 anos foi preso pela Brigada Militar na segunda-feira, 19/10, em Uruguaiana, durante a Operação Proscriptus. Ele possuía mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, com pena transitada em julgado.

A prisão foi realizada por policiais da Força Tática do 47º Batalhão de Polícia Militar (BPM), nas proximidades do Cemitério Municipal. A equipe recebeu informações sobre a localização do indivíduo e se deslocou até o ponto indicado. Durante a abordagem, a consulta aos sistemas informatizados confirmou a existência da ordem judicial.

De acordo com a Brigada Militar, o homem possui extensa ficha criminal, com registros por ameaça, lesão corporal, tráfico de drogas, roubo a pedestre com lesões e posse ou porte de arma de fogo, entre outras ocorrências.

Após a captura, ele foi encaminhado para atendimento médico e, na sequência, apresentado à autoridade policial para os procedimentos legais. Posteriormente, foi conduzido à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Operação Proscriptus

A prisão integra a Operação Proscriptus, iniciativa da Brigada Militar voltada à localização e à captura de pessoas com mandados judiciais pendentes, incluindo foragidos do sistema prisional. A estratégia reúne ações de patrulhamento ostensivo, abordagens e informações de inteligência para identificar e cumprir ordens de prisão.

Em Uruguaiana, a operação está em andamento desde 5 de maio de 2025. As ações buscam reforçar o cumprimento das determinações judiciais e contribuir para a segurança pública no município.