Acusado de tráfico e associação se entrega à polícia
Homem se apresentou à polícia após mandado de prisão. Caso envolve apreensão de 97 tabletes de maconha. Créditos: Print de tela/PCRS.

Um homem de 28 anos procurou a Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 14/4, em Uruguaiana, após ter contra si um mandado de prisão preventiva relacionado aos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Ele compareceu à delegacia acompanhado de sua advogada. 

Conforme a Polícia Civil, o suspeito teria papel logístico no esquema, sendo responsável por armazenar entorpecentes em uma propriedade rural no interior do município e repassá-los para distribuição. 

Durante diligências realizadas em fevereiro deste ano, os policiais localizaram uma grande quantidade de droga enterrada em um sítio. Ao todo, foram apreendidos 97 tabletes de maconha, o que reforçou os indícios da atuação do investigado no grupo criminoso. 

Diante dos elementos reunidos, a autoridade policial solicitou a prisão preventiva, que foi autorizada pela Justiça na noite de segunda-feira, 13/4. A partir da decisão, o homem passou a ser considerado foragido. 

Ainda na manhã desta terça-feira, equipes policiais realizaram buscas no bairro Santana quando o investigado optou por se apresentar espontaneamente. Ele foi formalmente indiciado e, após os procedimentos legais, deve ser encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

O caso 

Na noite de 23 de fevereiro, a Polícia Civil realizou uma grande apreensão de drogas em uma propriedade rural no interior de Uruguaiana. Durante a ação, foram encontrados 97 tabletes de maconha enterrados em meio à vegetação, escondidos dentro de tonéis. A operação deu continuidade a diligências iniciadas no dia anterior, quando já haviam sido apreendidos 9,2 quilos de crack e 5,7 quilos de maconha no mesmo local, além da prisão de três suspeitos de envolvimento com o tráfico. 

Ao todo, as apreensões dos dois dias somaram cerca de 90 quilos de drogas, com valor estimado em R$ 1,26 milhão. O caseiro da propriedade, que já havia sido detido anteriormente, também passou a responder pela guarda e armazenamento do material ilícito encontrado.