Nível do rio estava em 8,90 metros nesta quarta-feira Foto: Thiago Valença/Secom/PMU

Nesta quarta-feira, 5/8, de acordo com a última atualização do Serviço Geológico do Brasil (SGB), realizada às 15h30, o Rio Uruguai registrava 8,90 metros em Uruguaiana. O nível permanece acima da cota de inundação, de 8,50 metros.

Apesar da permanência na faixa de inundação, o comportamento do rio é considerado estável no monitoramento mais recente. A tendência de queda observada ao longo do dia reforça a expectativa de redução gradual do nível nas próximas horas.

A projeção elaborada pelo SGB indica que o Rio Uruguai deve continuar baixando em Uruguaiana. A estimativa aponta que o nível poderia chegar a aproximadamente 8,79 metros até as 23h de quarta-feira, mantendo a trajetória de descenso. A previsão é de que o rio deixe a cota de inundação entre a tarde e a noite de quinta-feira, 6/8. O ritmo médio de redução observado no município está em torno de 1,5 centímetro por hora.

O Rio Uruguai permanece acima da cota de inundação em Uruguaiana desde 27 de julho, quando o avanço das águas passou a provocar impactos em áreas próximas ao leito.

Afetados

A elevação do rio já levou 80 moradores a deixarem suas residências em Uruguaiana. Segundo os dados informados pela Defesa Civil, são 32 pessoas desabrigadas e 48 desalojadas.

Os desalojados estão temporariamente hospedados em casas de familiares ou conhecidos. Já as famílias que necessitam de acolhimento permanecem no abrigo montado no Centro Esportivo Zona Leste, no bairro Santo Inácio.

Itaqui e São Borja

Em Itaqui, a medição registrada às 16h15 apontava 8,07 metros, abaixo da cota de inundação de 8,30 metros. O nível apresentava queda de aproximadamente 2 centímetros por hora. De acordo com o monitoramento, o comportamento observado sugere que o rio esteja próximo do pico da cheia no município.

Em São Borja, na estação Passo São Borja, o rio estava em 6,27 metros às 15h45, também dentro da faixa considerada normal. A redução era mais acentuada, de cerca de 4,2 centímetros por hora, enquanto a cota de inundação no ponto de monitoramento era de 9 metros.

As condições registradas em São Borja e Itaqui, municípios localizados a montante de Uruguaiana, contribuem para a expectativa de continuidade do recuo das águas na região.

  • Nível do rio estava em 8,90 metros nesta quarta-feira Foto: Thiago Valença/Secom/PMU