Novas Remessas
Vacina contra a covid-19 chega em quantidade limitada

Banco de Imagem/Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Alta na procura pressiona estoques e vacinação contra a covid-19 pode ser suspensa novamente em Uruguaiana.
A vacinação contra a covid-19 em Uruguaiana foi retomada com a chegada de uma nova remessa nesta terça-feira, 8/4. No entanto, apenas 200 doses foram enviadas, o que levanta preocupação sobre a possibilidade de um novo desabastecimento nesta semana.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Eduarda Oliveira, a aplicação está sendo centralizada em sete unidades de saúde: Estratégia de Saúde da Família (ESF) 4 (Cohab I), ESF 5 (Francisca Tarragó), ESF 7 (União das Vilas), ESF 15 (Hípica), ESF 16 (Cidade Alegria), ESF 21 (Centro) e ESF 22 (Cabo Luiz Quevedo). Já a Sala de Vacinas Central está atendendo exclusivamente crianças e gestantes.
No início da semana, algumas unidades chegaram a ficar completamente desabastecidas. A situação foi parcialmente amenizada com a chegada da nova remessa, mas a quantidade ainda é insuficiente. “Vieram apenas 200 doses. E como estamos tendo uma maior procura devido à vacinação contra a influenza, certamente iremos ficar desabastecidos novamente”, alertou Eduarda.
A estratégia de concentração foi adotada para reduzir perdas, já que a procura vinha sendo baixa em algumas regiões. “Como temos pouca procura, distribuímos dessa forma para evitar desperdício”, explicou a coordenadora. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda retorno da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para saber a previsão de chegada de novas doses.
A vacinação segue os critérios do Calendário Nacional de Vacinação e da Vacinação Especial, estando disponível para grupos específicos (confira).
Confira os grupos prioritários:
Calendário Nacional de Vacinação (1 dose a cada 6 meses):
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Gestantes.
Vacinação Especial (1 dose anual):
Pessoas em instituições de longa permanência;
Imunocomprometidos;
Indígenas (vivendo em terras indígenas ou não);
Ribeirinhos;
Quilombolas;
Puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas privadas de liberdade;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
Pessoas em situação de rua.
Deixe seu comentário