URUGUAIANA JN PREVISÃO

Preparação

Animais da Marcha de Resistência já estão concentrados

Maurício Vinhas - Marcha de 750 km testa a rusticidade e resistência dos Crioulos

A concentração dos cavalos que disputarão a 23ª Marcha Anual de Resistência do Cavalo Crioulo começou nesta quinta-feira, 15/5, na Estância Santo Ignácio, do criador Vinicius Rosa, em Jaguarão. Durante 30 dias, os 68 animais inscritos permanecerão em regime de alimentação natural – apenas água e pasto – para garantir igualdade física na largada, prevista para 14/6. A prova percorrerá 750 quilômetros em 15 dias, sendo a mais longa já realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). 

A Marcha é reconhecida por testar a rusticidade, a resistência e o poder de recuperação da raça Crioula. O diretor da Subcomissão de Marchas e Marchitas da ABCCC, Luiz Mario Diaz, explica que a fase de concentração é fundamental para nivelar as condições entre os competidores. “São 45 dias no total: 30 de preparação e 15 de prova. Isso garante que todos comecem em pé de igualdade”, afirma. 

Na chegada dos animais à propriedade, foi realizada uma admissão técnica rigorosa, com verificação de documentos oficiais (GTA e registros da ABCCC), pesagem, medição e avaliação sanitária. Os cavalos foram soltos em um potreiro específico, previamente descansado, garantindo pasto de qualidade durante toda a preparação. 

A Marcha de 2025 será disputada em Jaguarão, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Esta é a sexta e última edição organizada pela atual comissão técnica, liderada por Diaz. Além da competição, o evento prestará homenagem ao médico veterinário João Alberto Dutra Silveira, figura histórica da raça Crioula e ex-presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC. 

Programação técnica 

15 de maio: Início da concentração na Estância Santo Ignácio 
14 de junho: Largada oficial da Marcha 
15 dias de prova, totalizando 750 km percorridos 

Lixiguana do Itaó lidera etapa de São Gabriel e garante passaporte para a final Anterior

Lixiguana do Itaó lidera etapa de São Gabriel e garante passaporte para a final

Uruguai seleciona os melhores exemplares para o Freio de Ouro Próximo

Uruguai seleciona os melhores exemplares para o Freio de Ouro

Deixe seu comentário