Semana dos Museus
Museus do RS têm programação on-line comemorativa

Raul Holtz/Margs imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
No mês de maio é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus (18/5). No Brasil, a Semana Nacional dos Museus, de 18 a 25 de maio, é dedicada para debater perspectivas, planejamentos e o futuro dessas instituições. No Rio Grande do Sul, oito museus vinculados à Secretaria da Cultura (Sedac), juntamente com o Sistema Estadual de Museus (SEM) - órgão responsável por sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo a essas instituições no Estado - têm programação comemorativa. As agendas são realizadas por meio de lives, uma tendência em tempos de quarentena.
A programação iniciou nesta segunda-feira, 18/5, com o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), que apresentou a live "Cultura, museus e comunicação no pós-Covid-19", com a participação do Museu da República (RJ).
Nesta quarta-feira, 20/5, às 14h, tem live em parceria com a UFRGS, Museu da História da Medicina, IAB-RS, Museu Julio de Castilhos e Sistema Estadual de Museus (SEM). Em debate: "Conservação e contaminação de bens culturais por coronavírus". Para assistir, acesse https://mconf.ufrgs.br/events/conservacao-de-acervos-e-contaminacao-pelo-novo-coronavirus.
No mesmo dia, 20/5, às 17h, tem live do seminário "Cultura, museus e comunicação no pós-Covid-19", com a participação do projeto Acervo Multimídia de Arqueologia e Antropologia (AMAA). Assista no Instagram (@visitemusecom) e no Facebook (@amaacervos).
Na sexta-feira, 22/5, às 17h, a live será com o tema "Cultura, museus e comunicação no pós-Covid-19", com a participação do Theatro São Pedro. Assista no Instagram (@visitemusecom).
Museu Julio de Castilhos
Desde segunda-feira, 18/5, a instituição está lançando a série de vídeos "Conhecendo o acervo", referente à história das peças do acervo do museu. Assista no Facebook (facebook.com/MuseuJulioDeCastilhos) e no Instagram (@museu.julio.de.castilhos).
Margs
A partir do dia 18/5, apresenta o projeto "Quiz do Margs", em que contará a história do museu, sua criação, história da primeira sede, estruturação do acervo, mudança definitiva para o atual prédio (Praça da Alfândega) e memórias que o espaço urbano guarda. Assista no Facebook (https://www.facebook.com/museumargs) e no Instagram (@museumargs).
Museu de Arte Contemporânea (Macrs)
A partir do dia 18/5, a instituição publicará no Instagram o resultado da pesquisa "Mulheres no acervo do Macrs". Assista no Instagram (@contemporanears).
Museu Antropológico do RS
De 18/5 a 22/5, o museu fará postagens abordando história, acervo e exposições da instituição. Assista no Facebook: https://www.facebook.com/antropologicodors.
Museu Histórico Farroupilha
A partir do dia 18/5, o museu lançará o projeto "Relicário virtual". A proposta é que os usuários de Facebook e Instagram publiquem fotos, receitas de família, contos, lendas ou poemas que se relacionem com a cultura gaúcha. Declamações, trovas e vídeos de dança também podem ser enviados. Participe no Facebook (www.facebook.com/pages/Museu-Hist%C3%B3rico-Farroupilha) e no Instagram (@museufarroupilha).
Museu Estadual do Carvão
A partir de 18/5, o museu compartilhará em suas redes sociais as sínteses da "Série pesquisadores", destacando conteúdos enviados por pesquisadores sobre o Arquivo Histórico da Mineração, além de fotos, vídeos e curiosidades da instituição. Assista no Facebook (www.facebook.com/museucarvao) e no Instagram (@museudocarvaooficial).
Museu Arqueológico do RS
A partir de 18/5, a instituição lançará o "Repositório Marsul", com publicações raras. A primeira publicação será o Boletim N 1 Marsul, de 1982. Assista no Facebook (facebook.com/museuarqueologicors).
Sistema Estadual de Museus (SEM)
A partir do dia 18/5, o SEM lança o Mapa dos Museus On-line, no site da Sedac (cultura.rs.gov.br). A semana também marca a formação do grupo de trabalho Museus do RS, com a participação de ICOM-Brasil, curso de Museologia e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA-UFRGS), Colegiado Setorial de Museus e representantes das sete regiões museológicas do Estado. Haverá sistematização de pesquisas, com o objetivo de mapear as formas de preparo, organização e equipamentos das instituições museológicas do RS.
Deixe seu comentário