Prestígio
Banda Municipal de Uruguaiana pode virar patrimônio cultural
Divulgação/Banda Municipal imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O projeto é gratuito e acolhe estudantes de 10 a 21 anos.jpg
A Câmara Municipal de Uruguaiana está analisando um projeto de lei que visa declarar a Banda Municipal como patrimônio cultural de natureza imaterial do município. A matéria está tramitando nas Comissões Técnicas desde o dia 24 de setembro.
Fundada em 25 de outubro de 2010, além de atuar como uma escola de música, a Banda Municipal também se destaca nas áreas de musicalização, educação musical e ensino técnico. O projeto é gratuito e acolhe estudantes de 10 a 21 anos. Com um histórico impressionante, a banda é a campeã estadual em 14 edições, consolidando-se como a corporação mais vitoriosa do sul do Brasil.
Os alunos têm acesso a uma ampla gama de disciplinas, incluindo estruturação e notação musical, história da música, análise harmônica, terminologia de instrumentos, além de temas como moral e cívica, direitos humanos, projeto de vida, cognição, percepção musical, movimento e dança.
Para 2025, a Banda Municipal planeja acolher 100 músicos provenientes de suas seções, além de ter aprovado mais de 100 alunos em cursos superiores de licenciatura e bacharelado em música, e dezenas de outros em exames e concursos para as forças armadas.
Deixe seu comentário