Tradição
Projeto do Sinuelo do Pago leva o CTG para as escolas
Divulgação/Sinuelo do Pago imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 91 - As crianças exploram o Museu do Piá.jpg
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Sinuelo do Pago vem promovendo um projeto voltado para a comunidade escolar que visa cultuar as tradições gaúchas. A iniciativa ocorre durante todo o ano mediante agendamento com as escolas, através do Departamento Cultural do CTG.
A iniciativa ocorre na sede do Sinuelo do Pago, no bairro Santo Inácio, e permite que as crianças vivenciem momentos de aprendizagem sobre a cultura gaúcha através de uma troca enriquecedora de conhecimentos entre os integrantes do CTG e os visitantes. Durante os encontros, os alunos conhecem a história do CTG, exploram o Museu do Pia e ouvem lendas gaúchas, como a do Negrinho do Pastoreio, Erva Mate, Quero-Quero e João de Barro.
Além disso, são apresentadas amostras de brinquedos e brincadeiras tradicionais, como bonecas de crochê. Os alunos têm a oportunidade de assistir a apresentações das invernadas artísticas e a números individuais de talento, que incluem gaita, violão, canto e declamação.
Uma parte prática do projeto é a confecção de brinquedos de material reciclável, inspirados nas lendas contadas durante a visita. Recentemente, foram feitos cavalinhos de pau a partir de garrafa PET, quero-queros de rolo de papel higiênico e bilboquês de garrafa PET.
De acordo com Maristela Neumann, integrante do Departamento Cultural do CTG, qualquer escola pode participar do projeto. "O objetivo é proporcionar atividades que possibilitem o conhecimento e o resgate da cultura gaúcha por meio de vivências práticas dentro do ambiente do CTG. Durante a Semana Farroupilha, o CTG recebeu a visita de 500 crianças de diferentes escolas da cidade, nos turnos da manhã e da tarde", finalizou.
Deixe seu comentário