Prevenção
Aapecan alerta para queda de diagnósticos de câncer e faz campanha
Divulgação/Aapecan imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Em razão dos recentes dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da capital do Estado, Porto Alegre - e de outros órgãos nacionais da mesma competência - que apontam para uma queda de até 80% no número de solicitações de exames diagnósticos para o rastreio de câncer durante a pandemia do coronavírus, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) entende como fundamental a realização de uma campanha de prevenção nesse momento.
Apesar da necessidade e orientação de ficarmos em casa durante o maior tempo possível não se pode deixar de cuidar da saúde, ainda mais quando o assunto é câncer. Com o mote "Nós acreditamos que a prevenção salva vidas" a campanha será dividida em três partes: prevenção primária, que é tudo aquilo que podemos fazer para evitar o câncer - hábitos e práticas saudáveis. Prevenção secundária, que é detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais por meio de exames preventivos e específicos para cada tipo de Câncer e para cada idade. E a prevenção terciária, que são medidas para minimizar o impacto da doença estabelecida, como também, medidas em qualidade de vida.
Conforme a psicóloga da Aapecan Porto Alegre, Fernanda Pupe, na fase terciária do tratamento, as ações preventivas ocorrem quando o quadro patológico já evoluiu a ponto de se manifestar de uma forma estável em longo prazo. Aqui se encaixa o trabalho desenvolvido pela Aapecan, como por exemplo, palestras e grupos de apoio realizados pela instituição. "Busca-se nessas ações o cuidado em maior tempo, para que as limitações impostas pela doença prejudiquem o mínimo possível à vida das pessoas e famílias", explica a profissional.
Para Pupe, com o novo tempo em que estamos vivendo precisamos nos conscientizar e mudar alguns paradigmas: "não basta só tratar ou medicar as doenças quando elas surgem, mas acima de tudo aprender a promover a saúde e a prevenir a adoecimentos como o Câncer, por exemplo, que se mantém como evidente problema de Saúde Pública mundial", afirma.
A divulgação da campanha "Nós acreditamos que a prevenção salva vidas" acontecerá nas redes sociais das 14 unidades da Aapecan, além de material no portal (www.aapecan.com.br), spot em rádios e entrevistas de técnicos da Aapecan em rádios, jornais, TV e sites.
Deixe seu comentário