URUGUAIANA JN PREVISÃO

Conscientização

BRK destaca importância do saneamento no Dia Nacional da Saúde

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Saúde, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde. A data é oportuna também para lembrar da relação entre saúde e saneamento básico - principalmente nesse momento em que a pandemia do coronavírus é um enorme desafio para o Brasil.

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, ressalta que, no país, metade da população não tem acesso aos serviços de esgotamento sanitário, o que coloca milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Médicos, sanitaristas e pesquisadores de diversas áreas já comprovaram que os investimentos em saneamento básico desempenham um papel fundamental no avanço da saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada R$ 1 real investido, outros R$ 4 são economizados no sistema de saúde.

"O acesso à água potável e a um sistema de esgoto eficiente são primordiais, pois o déficit de saneamento é um dos fatores determinantes para o aumento da taxa de internação por diversas doenças, e é fundamental na prevenção ao coronavírus, que necessita de água e sabão para a realização eficaz das medidas de higiene tão difundidas pelos órgãos de saúde", destaca Herbert Dantas, Diretor da BRK Ambiental em Uruguaiana. "Por isso, não podemos interromper os investimentos na universalização dos serviços".

Segundo estudo realizado pelo Trata Brasil, uma cidade saneada, ou seja, com acesso universal a água e esgoto, tem, em média, 17 internações por diarreia por ano para cada 100 mil habitantes. Já nas cidades sem acesso a estes serviços, a média é de 111 internações para cada 100 mil habitantes.

"Normalmente, os grupos mais afetados pela falta de saneamento são as mulheres, as crianças e os idosos moradores de locais com menos recursos, por isso a universalização do saneamento é uma necessidade tão fundamental. Além de repercutir diretamente na saúde, a falta do saneamento reflete na produtividade, no desempenho escolar, no comprometimento da renda das famílias, na poluição do meio ambiente, entre outros fatores que devem ser considerados quando falamos sobre o tema", explica o Diretor da BRK Ambiental, Herbert Dantas. 

Governo do Estado altera protocolos da bandeira vermelha Anterior

Governo do Estado altera protocolos da bandeira vermelha

Motorista pode escolher cidade para realizar serviços de registro Próximo

Motorista pode escolher cidade para realizar serviços de registro

Deixe seu comentário