Tradição
Chama Crioula é gerada em Uruguaiana pela primeira vez
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A programação dos Festejos Farroupilhas 2020 iniciou neste final de semana em Uruguaiana, com a geração, de forma inédita, da chama crioula municipal. O momento ocorreu na Estância Santana Velha, distante 38 quilômetros do centro de Uruguaiana, onde está localizada a única edificação construída durante a formação da cidade, ainda na condição de vila, em plena Revolução Farroupilha. Uma centelha foi retirada do local por um grupo de cavalarianos representando as entidades tradicionalistas locais. Santana Velha também foi palco, durante a cerimônia, de um momento alusivo ao dia do Jovem Tradicionalista, comemorado sempre em cinco de setembro.
Ao final do encontro, a centelha da Chama Municipal, gerada em Santana Velha, foi conduzida até a sede do município, onde permanecerá até o dia 13 de setembro, data de início da programação alusiva à Semana Farroupilha deste ano. O presidente dos Festejos Farroupilhas 2020 em Uruguaiana, Henrique Neumann, lembra que a atividade desenvolvida faz parte do processo de manutenção da história do Rio Grande do Sul, envolvendo uma temática que inclui o resgate de fatos relacionados diretamente com o município. Durante o evento, que contou com o acompanhamento de uma plateia restrita, houve o cumprimento de todos os protocolos relacionados pelas autoridades sanitárias.
Uma série de atividades, na maioria de forma virtual, será realizada a partir do próximo domingo, 13/9, desde o Parque Milton Mendes de Souza, na Praça Farroupilha, onde está situada a Casa do Tradicionalista em Uruguaiana.
Deixe seu comentário