Imunização
Dia D da vacinação tem boa adesão da população uruguaianense
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Dia "D" de mobilização nacional, no sábado, 17/10, serviu para conscientizar e imunizar milhares de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo país. A campanha de multivacinação e também de vacinação contra a poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde, segue até 30 de outubro com o conceito Movimento Vacina Brasil.
Iniciada no dia cinco de outubro em mais de 40 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil, a campanha segue com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação e mobilizar a população para a importância de vacinar os brasileirinhos contra diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, dentre outras.
De acordo com a secretária de Saúde, Lilian Stumm, a população procurou a sala de vacinas central, onde houve maior procura. "As equipes fizeram inclusive vacinação a domicílio", explica. Os dados de quantas crianças e adolescentes foram vacinadas no Dia D ainda estão sendo computados pelas equipes do Estado.
A campanha tem como objetivos: reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país; oportunizar o acesso as vacinas; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade; diminuir a incidência das doenças preveníveis por vacina e contribuir para o controle e ou erradicação dessas doenças.
O grupo alvo da Campanha contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. Na Campanha de Multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Deixe seu comentário