Neste sábado
Dia D encerrará Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina neste sábado, 21/11, no Rio Grande do Sul, com um segundo Dia D da ação. Mesmo as crianças entre um e cinco anos que estão com o esquema vacinal contra a doença em dia deverão receber uma dose extra do imunizante. As menores de um ano devem receber três doses injetáveis aos dois, quatro e seis meses, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), Uruguaiana vacinou 56,4% das crianças de até cinco anos.
Em paralelo, ocorre a Campanha de Multivacinação, que tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis, como sarampo, rubéola, tuberculose, hepatite, tétano, difteria e outras.
Pesquisa
Pesquisa promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) no ano passado mostrou que as principais causas das baixas coberturas vacinais no Estado se devem ao descaso e à desinformação. No levantamento, 59% das pessoas apontaram motivos pessoais para a não vacinação dos filhos, como esquecimento, medo de efeitos colaterais e falta de tempo. Mesmo que por algum motivo não tenham vacinado as crianças, mais de 96% disseram acreditar na imunização e a consideram importante. Apenas 4% responderam não acreditar na eficácia das doses.
Foi constatado, ainda, que os jovens deixam de vacinar seus filhos com mais frequência por não terem convivido com certas doenças comuns em outras épocas e que desapareceram por algum tempo, mas que hoje retornam com força. O sarampo é um exemplo.
Deixe seu comentário