URUGUAIANA JN PREVISÃO

Conscientização

Diminuir a obesidade infantil na pandemia é necessário

Celebrado em 3 de junho, o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil tem o objetivo de, como o próprio nome sugere, conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que pode ser causada por componentes genéticos, metabólicos, nutricionais e ambientais. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, 15,9% das crianças menores de cinco anos e 29,3% das crianças de 5 a 9 anos estão com excesso de peso. São 4,4 milhões de crianças acima do peso no país, sendo que mais de dois milhões tem sobrepeso, cerca de um milhão tem obesidade e, aproximadamente, 750 mil crianças têm obesidade infantil grave. 

Neste período de isolamento social, o alerta para o tema deve ser ainda maior. O contexto em que estamos vivendo pode prejudicar as tentativas de hábitos mais saudáveis da família, que são grandes aliados no combate à obesidade infantil - diagnosticada pelo excesso de gordura corporal, levando em consideração o Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade e sexo da criança ou adolescente. O consumo de industrializados e processados pode aumentar, pois são mais fáceis de estocar em casa e evitar idas ao mercado. Os 'assaltos' à geladeira podem ser mais frequentes, pois é comum em casos de ansiedade o escape ocorrer através da alimentação; e o sedentarismo pode aumentar por falta de espaço para prática de atividades físicas.

Estabelecer uma rotina neste período é um grande aliado para colocar a obesidade infantil fora da sua casa, como exercícios em circuito com pais e filhos. Respeitando a idade e suas habilidades, as crianças também podem ser envolvidas em atividades diárias, como, por exemplo, arrumar a cama.

Outro cuidado é a exposição excessiva a telas, que pode ser um grande desafio para pais e responsáveis nesse período. A utilização destes aparelhos pode ser revertida para atividades físicas funcionais guiadas e que utilizam apenas o peso do corpo, como dança ou aprender música.

Obesidade infantil

A obesidade infantil tem tirado o sono de muitos pais e deve ser acompanhado de perto por especialistas. É uma condição em que a criança está significativamente acima do peso para sua idade e altura. Os sintomas mais comuns são sobrepeso, compulsão alimentar periódica, falta de ar, obesidade abdominal ou vida sedentária. Ela pode causar diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol. Por isso, a preocupação dos especialistas em começar um tratamento o mais breve possível após identificar o problema.

O tratamento é basicamente a mudança nos hábitos alimentares, melhorar a dieta e o condicionamento físico. Ajudar a criança a conseguir um peso saudável é responsabilidade de toda a família.

De maneira geral, os principais cuidados recomendados pelos especialistas são: uma dieta pobre em carboidratos, com restrição de grãos e de vegetais ricos em amido e com ênfase nos alimentos ricos em proteína; além da redução da ingestão de alimentos ricos em gordura, como laticínios, óleo e carne vermelha para melhorar a saúde cardiovascular. É importante limitar o tempo que as crianças passam assistindo TV, jogando videogames, utilizando computadores, tablets e smartphones, e colocá-los para realizar atividade aeróbica por 20 a 30 minutos, cinco dias por semana. A perda de peso pode melhorar a condição cardiovascular e reduzir o risco de complicações relacionadas à obesidade.


CPFL doa R$ 250 mil em material para Santa Casa Anterior

CPFL doa R$ 250 mil em material para Santa Casa

Rússia iniciará uso do primeiro remédio aprovado contra a Covid-19 Próximo

Rússia iniciará uso do primeiro remédio aprovado contra a Covid-19

Deixe seu comentário