mercado de trabalho
Estado aprova projeto que incentiva qualificação de pessoas com deficiência motora
Na data em que se celebra o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o governo do Estado, lançou na última segunda-feira 21/9, via transmissão ao vivo, o projeto Rompendo Barreiras no Rio Grande do Sul.
O projeto propõe uma dinâmica de interação entre jovens que têm deficiência físico motora, mas nenhuma deficiência cognitiva, oportunizando o desenvolvimento de potencialidades e habilidades individuais. Aliadas às tecnologias assistivas, as metodologias tecnológicas inovadoras promovem inclusão, rompendo as barreiras limitantes ao desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas. Dessa forma, é possível estimular e facilitar o ingresso delas no mercado de trabalho e na cadeia produtiva.
A iniciativa, que fomenta o acesso de portadores de necessidades especiais a laboratórios de tecnologia e robótica, foi idealizada pela professora Ana Beatriz Goldstein e inspirada no general Villas Bôas, portador da esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença rara que atinge o sistema nervoso e enfraquece os músculos, mas preserva as funções intelectuais.
O projeto contará com o apoio de universidades, parceiros voluntários e fundações vinculadas à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Nesta segunda-feira, foi entregue um laboratório com dez computadores e uma impressora 3D para viabilização das atividades iniciais.
Deixe seu comentário