Nesta segunda
Fiéis farão carreata no dia de Nossa Senhora Aparecida
Arquivo/Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
No dia 12 de outubro milhares de fiéis percorrem as ruas de Uruguaiana todos os anos para homenagear Nossa Senhora Aparecida. Mas em 2020, devido a pandemia, a tradicional procissão será substituída por uma carreata para celebrar o dia da padroeira do Brasil.
O frei e pároco da Igreja do Carmo, Raphael Rodrigues faz um convite a população. "Convocamos a comunidade de Uruguaiana para que dessa maneira nós possamos expressar a nossa fé e o nosso carinho a nossa mãe Aparecida. A carreata terá saída da Igreja do Carmo, no dia 12, às 9h. Ela percorrerá algumas ruas da cidade e depois seguirá em direção ao Obelisco, onde haverá a benção individual dos carros", explica. "Será um grande movimento de fé dentro dos carros, com toda segurança e isolamento, para a gente manifestar o carinho e pedir as graças de Nossa Senhora Aparecida", acrescenta.
Neste ano também não haverá a missa campal, mas a Igreja do Carmo celebrará missas em quatro horários diferentes para acolher os devotos, com o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel: 8h, 11h, 16h e 19h. "São mais possibilidades de horário para não haver aglomeração", conta.
História
De acordo com a história, em 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.
Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.
Dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.
Deixe seu comentário