Gripe
Procura pela vacina é baixa mesmo após ser liberada para toda população
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uma semana após as doses da vacina contra a gripe serem liberadas para toda a população, a procura ainda é baixa em Uruguaiana, segundo a secretária de Saúde, Lilian Stumm. "Temos 4.240 doses no nosso estoque", informou a titular da pasta a nossa reportagem ontem à tarde, 7/7. Na quarta-feira passada, 1º/7, as doses foram disponibilizadas conforme orientação do Ministério da Saúde, que recomendou aos estados e municípios a estenderem a vacinação à população em geral até quando durarem os estoques da vacina, excedentes da campanha. A medida tem como objetivo evitar o desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.
Fazem parte do grupo prioritário: pessoas de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde;?profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo; portuários; povos indígenas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.?
A vacina está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na sala de vacina central, o atendimento é das 8h às 17h30 de segunda a sexta-feira.?
Casos de influenza
Até maio de 2020 foram registrados 1.517 casos de influenza (gripe) em todo o país, com 209 mortes. Do total de casos, 588 foram casos de influenza A (H1N1), com 79 óbitos; 64 casos e 13 óbitos por influenza A (H3N2), 374 de influenza A não subtipado, com 63 mortes; e 491 casos e 54 óbitos por influenza B.
Deixe seu comentário