URUGUAIANA JN PREVISÃO

Estudo

Quarta etapa nacional do Epicovid19-BR inicia nesta quinta

Daniela Xu imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A quarta fase do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR) inicia nesta quinta-feira, 27/8, e segue até domingo, 30/8. De maio até junho deste ano já foram realizadas três fases do estudo. Foram 89.397 pessoas entrevistadas e testadas em mais de 133 cidades do país, entre elas Uruguaiana.

O Epicovid19-BR, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realiza uma pesquisa em série para conhecer a proporção de casos de coronavírus na população dos principais centros urbanos do país. Além de estimar o percentual de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2, o estudo permite determinar o percentual de infecções assintomáticas, avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados e analisar a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. A quarta etapa da pesquisa tem financiamento do programa Todos pela Saúde, fundo criado pelo Itaú Unibanco para apoiar o enfrentamento da covid-19 no Brasil.

A quarta etapa segue a mesma metodologia das três anteriores. Cerca de dois mil entrevistadores do IBOPE Inteligência voltam às ruas, entre os dias 27 e 30 de agosto, para visitar residências e realizar testes rápidos e entrevistas com 250 moradores em cada município incluído no estudo, totalizando amostra nacional de 33.250 participantes somente nesta etapa da pesquisa.

Como funciona a pesquisa

O estudo inclui a cidade mais populosa de cada uma das 133 regiões intermediárias do país, que são divisões do território nacional definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

Durante a visita, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.


Uruguaiana inaugura sexto free shop Anterior

Uruguaiana inaugura sexto free shop

Brasileiros com menor renda consomem mais arroz e feijão Próximo

Brasileiros com menor renda consomem mais arroz e feijão

Deixe seu comentário