URUGUAIANA JN PREVISÃO

QUADRINHOS

Quino, cartunista criador de Mafalda, morre aos 88 anos

Morreu nesta última quarta-feira, 30/9, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino. A causa da morte não foi oficialmente divulgada. Segundo a imprensa argentina, o artista sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias. Ele foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola com a personagem Mafalda.

Quino criou Mafalda já em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. A garotinha seria personagem de uma peça de propaganda, que foi rejeitada por jornais na época.

O autor retomou o personagem em 1964. A primeira tirinha foi publicada no dia 29 de setembro daquele ano. A partir de então, as historinhas, agora sem objetivo publicitário, acabaram aparecendo em jornais do mundo todo. Mais tarde, os livros de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas.

A personagem também virou protagonista de um filme, produzido na Argentina e lançado em 1982. Além da garotinha, as tirinhas também tornaram célebres personagens como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad.

Em 1973, após quase 2 mil tirinhas, Quino decidiu que não desenharia mais Mafalda.

Em uma entrevista em 2014, questionado se a personagem manteria seu olhar crítico ao mundo tantos anos depois, Quino disse que sim. "E tem mais argumentos ainda. Se você ver os jornais, não precisa nem perguntar o porquê."

Depois de abandonar a personagem, Quino continuou a criar histórias com tom político, muitas vezes sobre opressão e desigualdade social, para jornais de vários países.


Facebook une chats do Messenger e Instagram Anterior

Facebook une chats do Messenger e Instagram

Câmara autorizada venda de lotes do Cemitério Próximo

Câmara autorizada venda de lotes do Cemitério

Deixe seu comentário