URUGUAIANA JN PREVISÃO

Benefícios

Realidade virtual vem ajudando idosos contra a solidão

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O senso comum de que idosos não se dão bem com a tecnologia já deixou de existir há algum tempo. A cada vez mais eles estão conectados, seja usando as redes sociais, fazendo chamada de vídeo ou usando aplicativos e jogos diversos.

Pensando exatamente nos benefícios que a tecnologia pode levar aos idosos, a companhia MyndVR, com sede em Dallas, no Texas, disponibiliza headsets de realidade virtual voltada à terapia de pessoas mais velhas. Georgina Schuldt, de 81 anos, vem usando o recurso para poder se aventurar sem precisar sair de casa.

Recentemente, ela explorou uma cidade da Espanha apenas usando a realidade virtual. "Estava em uma praça da cidade e havia uma turista que andava bem na minha frente! Eu poderia ter tocado nela, achei maravilhoso", diz Schuldt em entrevista ao CNET, afirmando ainda que a iniciativa retira a pessoa do seu próprio ambiente e a coloca em outro. "É prazeroso voltar e ver coisas que você ama mas não pode mais visitar", completa.

Tecnologias de realidade virtual podem ser ótimas aliadas contra a solidão enfrentada por alguns idosos, principalmente aqueles fisicamente incapacitados de sair da sua zona de conforto. Dilip Jest, professor de psiquiatria e neurociência da Universidade da Califórnia, em San Diego, conta que solidão persistente e severa pode provocar graves consequências para a saúde.

O headset e a plataforma da companhia já oferecem mais de 200 viagens virtuais, recreações e experiências musicais e de arte exclusivas para adultos mais velhos que vivem em comunidades ou em suas próprias casas. O CEO da MyndVR, Chris Brickler, diz que à medida que os estímulos são reduzidos, devido à idade e doenças, é preciso buscar novas formas de mantê-los engajados em atividades.

Nos Estados Unidos, outras empresas contam com serviços similares da MyndVR, como a AlcoveVR, da AARP Innovation Labs, que oferece reuniões familiares para que os idosos possam estar mais "perto" da família, jogos como xadrez e damas, meditação e viagens guiadas.

No Brasil, quem faz um serviço semelhante é o projeto Alegria Virtual, idealizado pela Agência Casa Mais, que conta com o objetivo de levar a realidade virtual para ambientes hospitalares, abrigos e casas de repouso. A tecnologia é usada para amenizar dores e ansiedades de pacientes, e idosos podem revisitar lugares de sua infância, proporcionando bem-estar e tranquilidade.

"Pessoas mais velhas não querem algo que seja legal e com milhares de aplicativos. Eles querem algo simples. Precisamos de tecnologia que seja viável para os mais velhos", completa Schuldt, deixando um recado para as grandes companhias.

Fonte: Canaltech via CNET


Projeto utiliza caixas de leite como isolante térmico para casas Anterior

Projeto utiliza caixas de leite como isolante térmico para casas

Uruguaiana tem mais dois casos de coronavírus Próximo

Uruguaiana tem mais dois casos de coronavírus

Deixe seu comentário