2020
Semana Farroupilha vai lembrar a origem de Uruguaiana
Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uma forma diferente de se manter as tradições gaúchas, alinhada a uma simbologia marcante. Em 2020, por meio do resgate histórico unido à atualização dos acontecimentos por conta da pandemia do novo coronavírus, acontecerá em Uruguaiana uma comemoração da Semana Farroupilha respeitando todos os cuidados com os protocolos de saúde.
O município foi a primeira e única localidade criada no regime farroupilha, ficando conhecida pela denominação de a "filha dileta dos farrapos". "Por isso, não poderíamos deixar de comemorar a data, relembrando das origens de nossa terra, cumprindo todos os protocolos com a segurança em meio à pandemia", explica o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, Henrique Neumann.
"Dos Rincões da Fronteira, para os Galpões do Mundo" é o lema escolhido para as comemorações do evento marcado para acontecer em Uruguaiana de 13 a 20 de setembro. Em nível estadual, o tema deste ano é "Gaúchos Sem Fronteiras" que faz uma homenagem à particularidade do povo gaúcho de espalhar-se geograficamente pelo mundo, porém sem perder suas raízes culturais.
A chama crioula será gerada no ponto onde se deu a origem do município, em Santana Velha. De lá, distante 35 quilômetros do centro de Uruguaiana, será conduzida para que, em 13 de setembro, ocorra o início das comemorações da Semana Farroupilha deste ano.
Isso resume o que será desenvolvido pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas, visando comemorar a data mais importante do calendário gaúcho, mesmo em meio a um momento totalmente atípico. "A realização de ações presenciais relativas aos Festejos Farroupilhas serão muito restritas, sem aglomerações, porém garantindo o simbolismo que a data preconiza", explica.
Resgate histórico
No centro das alterações por conta do cumprimento dos protocolos de saúde pública, surgiu o projeto de realizar o resgate histórico, tendo como simbologia marcante a origem do município durante a Revolução Farroupilha. Em 2020, a geração da chama crioula será desenvolvida junto à localidade de Santana Velha, onde funcionou um posto fiscal e um acampamento militar, além de casas de um grupo de moradores do local. Essa estrutura foi destruída em 1840 por uma violenta enchente. Em 24 de fevereiro de 1843, a povoação foi restabelecida e refundada pelo governo farrapo no seu local atual. Sua emancipação ocorreu mais tarde, em 29 de maio de 1846, quando se desvinculou do município de Alegrete. "Por ser a única cidade originada do movimento farroupilha, Uruguaiana tem uma grande relevância dentro do contexto histórico do Rio Grande do Sul", explica Neumann.
Durante a Semana Farroupilha 2020, serão desenvolvidas atividades remotas, com transmissões virtuais, envolvendo o Movimento Tradicionalista Gaúcho em todas as suas formas. "Teremos desde apresentações artísticas de nomes de relevância de nossa cultura até aulas de gastronomia gaúcha", ressalta Neumann.
Retomada de Uruguaiana
Outro fato histórico que será abrangido pelas comemorações deste ano está o relacionado à Retomada de Uruguaiana. A cidade foi invadida em cinco de agosto de 1865, por tropas paraguaias, sob o comando do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes. Ele ordenou a invasão dos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, em represália à intervenção militar brasileira no Uruguai. Era a Guerra do Paraguai, envolvendo tropas brasileiras, argentinas, uruguaias e paraguaias, tornando Uruguaiana eixo e palco de uma das batalhas mais importantes do conflito.
O desfecho ocorreu em 18 de setembro, com a rendição dos paraguaios, após 44 dias do sítio da cidade pelas forças da Tríplice Aliança. Uma cerimônia será realizada e transmitida virtualmente lembrando o momento histórico.
Encerrando os Festejos Farroupilhas 2020, será realizada no dia 20 de Setembro a transmissão do Desfile Farroupilha do ano passado. "Uma forma de relembrar o que aconteceu em 2019, que queremos que seja retomada em 2021", finaliza Neumann.
De cinco a 13 de setembro, a Chama Crioula permanecerá na Prefeitura Municipal de Uruguaiana, de onde será levada oficialmente para abertura solene da Semana Farroupilha. Esta é a primeira vez que a chama será gerada no município.
Deixe seu comentário