Pelo menos oito
Twitter admite que hackers baixaram dados privados de perfis
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Em uma nova atualização, o Twitter revelou no sábado, 18/7, que pelo menos oito contas tiveram suas informações privadas baixadas como resultado do ataque sofrido pela rede social na última semana. A rede social disse que não vai revelar mais informações sobre os perfis atingidos e se limitou a revelar, apenas, que as contas não eram verificadas.
Segundo a empresa, as informações dos perfis foram baixadas a partir de uma ferramenta chamada "Seus dados do Twitter", que permite ao usuário fazer o download de um arquivo com todos os registros pessoais disponíveis na rede social. É uma ideia, por exemplo, voltada para quem quer ter maior controle do que está sendo compartilhado ou, então, deseja salvar uma cópia antes de apagar uma conta na plataforma.
O recurso, porém, está fora do ar e mesmo os usuários que tentarem baixar suas informações por meio de seus próprios perfis não poderão fazer isso, encontrando uma mensagem de erro na tela de configurações do Twitter. A rede social também informou que, apesar da especulação, somente revelará as identidades dos usuários comprometidos aos próprios, se limitando a afirmar que as contas atingidas não eram verificadas.
É uma informação que serve para aumentar o escopo do ataque registrado na quarta-feira passada, 15/7, no qual hackers usaram sistemas internos do Twitter para publicar mensagens em perfis de celebridades como Barack Obama, Kanye West, Elon Musk e Bill Gates, entre outros. Inicialmente, se acreditava que a brecha atingiria apenas contas verificadas ou que tivessem caráter especial de segurança para a rede social, mas com a atualização, parece que esse não é exatamente o caso.
De acordo com atualizações anteriores do Twitter, 130 perfis na rede social eram o alvo original dos atacantes. Desse total, 45 foram comprometidas, com os hackers realizando postagens, fazendo login e resetando a senha para assumir controle das contas. As oito que tiveram seus dados baixados integralmente pelos invasores fazem parte dessa parcela, segundo a rede social.
Fonte: Canaltech via Twitter Support
Deixe seu comentário