URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Uruguaiana chega a 43 casos de coronavírus

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Um dos Centros de Triagem, que fica na Escola Moacyr Ramos Martins

O número de casos em Uruguaiana, que até então era de 38, subiu para 43 nesta quarta-feira, 27/5. Dois foram confirmados por meio da quarta etapa da pesquisa Epicovid, desenvolvida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e que em Uruguaiana conta com a parceria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). No final da tarde, a Secretaria de Saúde confirmou mais três casos, totalizando 43.

Os casos da pesquisa Epicovid tratam-se de duas mulheres, uma delas idosas. Os outros três casos confirmados também são do sexo feminino: uma mulher de aproximadamente 30 anos, outra de aproximadamente 40 anos, e uma terceira próxima aos 60 anos, que procuraram os Centros de Triagem da cidade e, por apresentarem sintomas de um quadro gripal avançado, foram encaminhadas ao Setor de Epidemiologia para testagem. Todas pessoas positivadas estão em isolamento domiciliar. Quem teve contato com elas também será testado no prazo determinado pelos protocolos de saúde.

Com isso, Uruguaiana chega ao número de 43 casos confirmados, sendo um deles de internação hospitalar, porém com nenhum registro de óbito. Deste total, 24 pacientes já estão recuperados.

De acordo com o relatório do Executivo, 2.483 análises foram realizadas - somados os testes rápidos próprios, os encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e aqueles referentes às pesquisas da UFPel e Unipampa.

Mais testes

Nesta semana, Uruguaiana ganhou mais um reforço para testagem do novo coronavírus. O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Uruguaiana, deu início à realização de diagnósticos para infecção por SAR-CoV-2. Neste primeiro momento, serão realizados 140 testes. Uma nova remessa de exames já foi solicitada.

Âmbito geral da Epicovid

A quarta etapa do estudo Epicovid aconteceu no último final de semana e a população gaúcha continuará sendo testada. O Governo anunciou mais quatro fases da pesquisa, que seguirá com coletas até agosto, com intervalo de 15 dias.

Pelos testes aplicados nesta fase, estima-se que seriam 20.226 pessoas já com os anticorpos, o que representa 0,18% da população. Na rodada anterior, as projeções eram de 24.860 pessoas infectadas pelo vírus (0,22% da população).

Conforme o reitor da UFPel e coordenador da pesquisa, Pedro Hallal, a diferença é estatisticamente baixa, indicando estabilidade no contágio do vírus, e está dentro da margem de erro - que indica que o RS pode ter de 8.736 a 39.819 pessoas com anticorpos.

Além de Uruguaiana, que registrou dois casos positivos, os demais foram contabilizados em Porto Alegre (1) e Pelotas (1). Nas outras cidades - Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas e Ijuí -, não houve registro de casos positivos. Os nove municípios representam 31% da população do RS.


BRK disponibiliza tour virtual por Estações de Tratamento de Água Anterior

BRK disponibiliza tour virtual por Estações de Tratamento de Água

Veículos de carga que ingressam no país passam por sanitização Próximo

Veículos de carga que ingressam no país passam por sanitização

Deixe seu comentário