URUGUAIANA JN PREVISÃO

Projeto inédito

Uruguaiana deve ter usina de energia solar

Eberson Silveira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), por meio da Divisão de Energia (Digen), começa a analisar pela primeira vez um pedido de licença para a instalação de um empreendimento que gerará energia a partir da luz solar. A empresa mineira Solargrid Autogeração pretende construir a usina em Uruguaiana.

A transformação de energia solar se destaca como uma das opções mais importantes do ponto de vista ambiental, por tratar-se de uma fonte de energia limpa, renovável e abundante. Sua competitividade vem crescendo em relação a outras fontes de energia e o Rio Grande do Sul oferece condições naturais excelentes para a sua viabilização.

Para o diretor do Departamento de Energia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira, esse projeto é um marco para o Estado por se tratar da primeira usina solar fotovoltaica. Segundo ele, o Atlas Solar gaúcho aponta que cada kilowatt (kW) instalado de energia fotovoltaica pode produzir cerca de 4,2 kWh de eletricidade. "As microrregiões da Campanha, como é o caso de Uruguaiana, apresentam o maior potencial fotovoltaico do Estado, pois tem as maiores incidências de radiação solar e amplas áreas aptas para a instalação de painéis solares", explica.

Essa é a primeira vez na história da Fepam que uma empresa solicita o licenciamento de energia solar. O motivo está relacionado ao tamanho da obra, já que o empreendimento deve ocupar uma área de 12 hectares.

Além da geração de energia limpa, esse tipo de empreendimento movimenta a economia do Estado e deve influenciar positivamente na economia de Uruguaiana. "Queremos agradecer o olhar da Fepam para essa questão, bem como Governo do Estado, pois se liberada a instalação da usina de energia solar em Uruguaiana, ganharemos um plus econômico, pois outras possibilidades de investimento surgirão", ressaltou o prefeito Ronnie Mello.


Mulher de 73 anos está internada por covid-19 Anterior

Mulher de 73 anos está internada por covid-19

Tecnologia pode ajudar quem quer parar de fumar Próximo

Tecnologia pode ajudar quem quer parar de fumar

Deixe seu comentário