Pandemia
Uruguaiana segue na Bandeira Laranja do Distanciamento Controlado
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A atualização preliminar da nona rodada do Distanciamento Controlado indica que a região de agrupamento de Uruguaiana (R03) continua na Bandeira Laranja, possuindo risco médio de propagação para covid-19 .
O mapa preliminar da nona rodada foi divulgado pelo governo no fim da tarde desta sexta-feira, 3/7, e está disponível em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br. No prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6h de domingo, 5/7, os municípios que quiserem apresentar recursos sobre as classificações podem preencher o formulário neste link: https://forms.gle/TsRhgUKJhQSJUP5T9. Aqueles que se enquadrarem na Regra 0-0 e podem adotar protocolos de bandeira laranja não precisam protocolar recurso.
Na segunda-feira, 6/7, o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente e, à tarde, divulgará as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 7 a 13 de julho.
Entenda o Distanciamento Controlado
Com base em evidências científicas e análise de dados, o modelo de Distanciamento Controlado - que está oficialmente em vigor desde 10 de maio, com o Decreto 55.240 - tem o objetivo de equilibrar a prioridade de preservação da vida com uma retomada econômica responsável em todo o Rio Grande do Sul.
Para isso, o governo dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos - propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde -, determinou a aplicação de regras (chamados de protocolos) mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região.
Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados de forma transparente, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (médio), vermelha (alto) ou preta (altíssimo). O monitoramento dos indicadores de risco é semanal.
Deixe seu comentário