Dengue
Uruguaiana tem índice satisfatório no combate à dengue
Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Uruguaiana realizaram no mês de outubro, no período de 17 a 21/10 o quarto Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2022. Foram vistoriados 2.218 imóveis em cinco dias de trabalho e o índice de infestação predial (IIP) foi de 0,6%, que é considerado um índice satisfatório de risco para a ocorrência de dengue, zika e Chikungunya.
De acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde, os depósitos potenciais criadouros para Aedes Aegypti são classificados em cinco grupos, o que permite conhecer a importância epidemiológica desses criadouros e direcionamento das ações de controle vetorial.
Grupo A: Armazenamento de água. A1: Depósitos de água elevados (caixas-d'água, tambores e depósitos de alvenaria) e A2: Depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico (tonel, barril, cisterna); Grupo B: Depósitos móveis (vasos/frascos com água, pratos, garrafas, potes); Grupo C: Depósitos fixos (tanques em obras, calhas, ralos, piscinas não tratadas); Grupo D: Passíveis de remoção (lixo). D1: Pneus, câmaras de ar, manchões e D2: Lixo (plástico, garrafas, latas), sucatas, entulhos de construção e grupo E: Depósitos móveis (axilas de folhas, buracos em árvores e rochas).
O tipo de criadouro com o maior número de focos (6/42,85%) no LIRAA de outubro 2022 foi o de classificação A2 (depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico: tonel, barril, cisterna). Quatro focos de Aedes (28,57%) foram encontrados em criadouros do tipo B que são depósitos móveis (vasos/frascos com água, pratos, garrafas, potes). Os depósitos do tipo C também foram criadouros de Aedes aegytpi nesse LIRAa (2/12,28%). Os tipos de depósitos com um número menor de focos foram A1 (1 foco), D1(1 foco) e D2 (0).
Considerando os tipos de criadouros encontrados no LIRAa de outubro de 2022, as ações de controle voltadas para a comunicação em saúde sobre a importância da eliminação mecânica dos criadouros como evitar o cultivo de plantas em vasos com água, substituição da água e limpeza dos bebedouros de animais, manutenção de tonéis com água bem tampados e colocação de tela em ralos e caixas de inspeção devem ser intensificadas.J
Confira alguns métodos de cuidados:
-Manter a caixa da água tampada;
-Limpar o pote de água do seu animal de estimação;
-Manter garrafas com a boca para baixo;
-Manter lixeiras bem tampadas;
-Descartar corretamente pneus;
-Limpe semanalmente as vasilhas das plantas ou coloque areia no pratinho para não acumular água;
-Quando não estiver utilizando a piscina mantenha sempre fechada e limpa;
-Obtenha o uso recorrente do repelente.
Deixe seu comentário