Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Imóveis
Porto Alegre e o Crescimento do Mercado de Aluguel: O que os Moradores Precisam Saber
Lukas Caraffini/Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Com apenas três estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), a Região Sul forma um eixo forte e propício ao crescimento em diversos setores da economia no Brasil.
A região sul do país é uma das mais desenvolvidas. Com apenas três estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), ela forma um eixo forte e propício ao crescimento em diversos setores da economia no Brasil.
No que diz respeito ao Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre, a sua capital, vive uma realidade bem diferente e aparece cada vez mais forte perante os concorrentes.
Um dos motivos para essa expansão é a questão da moradia, onde o setor imobiliário tem trabalhado de forma intensa para atender as demandas da população gaúcha.
Avanço dos números
De acordo com as informações do QuintoAndar e Imovelweb, a cidade de Porto Alegre demonstrou um avanço nos números. Pela primeira vez, a cidade passou a faixa dos 20% de acordos em um ano, ou seja, o setor que mais cresce na capital gaúcha em relação a imóveis é o de locação.
Esses números demonstram uma informação importante sobre a tendência do mercado de imóveis em POA. Confira abaixo:
Oferta e Demanda
Um dos pontos que ajudam a potencializar esse setor dos imóveis é a oferta e demanda em regiões importantes, entre elas, a área central e bairros com ótimas infraestruturas, o que contribui para a elevação dos preços. Sendo assim, a procura por habitação nestas áreas ajuda a valorizar os imóveis.
Inflação
Um dos pontos que deixam o mercado de aluguéis mais agitados é a questão do alto preço. Ou seja, como os inquilinos ficam sem honrar seus compromissos, a procura é para encontrar um novo destino e que tenha um custo que caiba no bolso.
Recuperação pós-pandemia
A diminuição da oferta de imóveis aliada a uma demanda mais aquecida contribuiu com o aumento dos preços. Por isso, o mercado imobiliário impulsionou e aumentou a quantidade de negócios sacramentados no setor de imóveis.
O que é necessário saber na hora de negociar o aluguel?
Confira abaixo o papel de cada integrante que está disposto a entrar em contato e negociar o melhor contrato de aluguel:
Locadores
Investir na localização do Imóvel: É necessário ter em mente um bom lugar para adquirir o seu apartamento/casa e ter uma ótima infraestrutura ao redor do empreendimento.
Flexibilizar os acordos: Na hora de fechar os contratos, quanto mais puder facilitar a negociação, melhor para todos. Ter contrato engessado é prejudicial e dão poucas possibilidades de flexibilizar os acordos.
Administradoras especializadas: Além de ter o controle dos imóveis, é interessante ter um auxílio profissional, que possa ajudar a resolver problemas burocráticos.
Inquilinos
Saber negociar: Na hora de fechar o acordo, saiba negociar, entender a demanda do proprietário e como as exigências podem caber no seu bolso.
Bairros alternativos: Em meio a bairros que são bombados, procurar outras localidades mais alternativas podem dar uma experiência mais tranquila ao seu morador e ajudar na questão financeira.
Aluguel compartilhado: Na hora de acertar o valor do aluguel, é interessante ter a possibilidade de acertar um aluguel compartilhado com amigos ou familiares. Sendo assim, a chance de diminuir os preços e custos mensais ajudam a caber o valor no bolso.
Deixe seu comentário