URUGUAIANA JN PREVISÃO

Evento

Unipampa realiza seminário sobre pecuária familiar e desenvolvimento rural

Ilustração/freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Além de tratar sobre temas de grande relevância, como pecuária familiar, o bioma Pampa e o desenvolvimento rural da região

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará o 4º Seminário Técnico Internacional de Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural. O evento ocorrerá no campus Santana do Livramento e contará com a participação de importantes instituições do Brasil e do exterior, abordando questões fundamentais para o setor. 

Entre as entidades brasileiras envolvidas estão a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar). Também participarão organizações internacionais como a Universidad de la República (Uruguai), o Instituto Plan Agropecuario (Uruguai), a Universidad Nacional de la Plata, a Universidad Nacional de Quilmes e o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (Argentina). 

O seminário será realizado de forma presencial, reunindo docentes, técnicos, extensionistas e pesquisadores de três países. As discussões serão divididas em três eixos temáticos principais: “Experiências de transição agroecológica na pecuária familiar”, “Experiências dos atores para o desenvolvimento da pecuária familiar” e “Desafios para a pecuária familiar”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do formulário online. 

O evento se propõe a discutir questões cruciais para a pecuária familiar, o bioma Pampa e o desenvolvimento rural da região, temas que têm grande impacto na economia local e na qualidade de vida das famílias que vivem no campo. Além disso, a colaboração com instituições internacionais fortalece a internacionalização da Unipampa, ampliando sua visibilidade no cenário acadêmico global. 

Durante o seminário, será realizada a oficina “Ameaças e oportunidades da pecuária familiar”, onde os participantes poderão compartilhar experiências e discutir soluções. Também será lançada a obra “Mulheres, sustentabilidade e pecuária de corte: gerando visibilidade no Pampa do Brasil, Uruguai e Argentina”, que será apresentada ao público. O evento será encerrado com uma mesa-redonda que contará com representantes governamentais dos três países envolvidos e da Rede de Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf). 


Últimos dias para rematrícula das escolas municipais Anterior

Últimos dias para rematrícula das escolas municipais

Ufrgs tem 21 mil candidatos para quatro mil vagas Próximo

Ufrgs tem 21 mil candidatos para quatro mil vagas

Deixe seu comentário