URUGUAIANA JN PREVISÃO

Política Urbana

Projeto de lei visa facilitar regularização de imóveis

Fellipe Medeiros/JC - Proposta em análise na Câmara permite alienação sem licitação para habitação social e áreas já ocupadas.

A Câmara de Vereadores analisa na sessão desta terça-feira, 6/5, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2025, que altera o artigo 13 da Constituição Municipal para permitir a alienação de imóveis públicos sem concorrência pública em casos específicos, como projetos de moradia popular e regularização fundiária. 

Apresentado pelos vereadores Lilian da Rosa Cuty, Mano Gás (Republicanos), Egídio Carvalho (PP) e Bispo Padovan (Podemos), o projeto busca alinhar a legislação local às normas federais, como a Lei nº 13.465/2017, que trata da regularização fundiária urbana e rural, e a nova Lei de Licitações nº 14.133/2021. 

O que muda? 

A proposta visa ainda autorizar a alienação direta para famílias que ocupam imóveis do município há anos, garantindo o título de propriedade definitiva. Dessa forma, a alienação de imóveis públicos dependerá de autorização legislativa e de concorrência pública, exceto nos seguintes casos: Imóveis destinados à moradia popular; Imóveis para assentamento de pequenos agricultores; Imóveis enquadrados na Regularização Fundiária (Reurb S e E) e dação em pagamento (quando o imóvel é usado para quitar dívidas). 

A justificativa ressalta a importância da segurança jurídica e do direito à moradia digna como instrumentos de desenvolvimento urbano e arrecadação fiscal. Se aprovada, a mudança permitirá que o município utilize imóveis como forma de pagamento de dívidas e viabilize a legalização de áreas ocupadas sem necessidade de processos licitatórios demorados e burocráticos. 

Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, a proposta exige votação em dois turnos com aprovação de dois terços dos vereadores, ou seja, maioria qualificada dos votos. A tramitação segue nas comissões da Casa Legislativa. 


Vereadora é denunciada por quebra de decoro Anterior

Vereadora é denunciada por quebra de decoro

Governo do RS recebe missão do Banco Mundial para discutir novos investimentos Próximo

Governo do RS recebe missão do Banco Mundial para discutir novos investimentos

Deixe seu comentário