Papa Francisco, Liderança Espiritual Global: uma partida que ecoa no coração da humanidade
Passaporte de Outono
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula

Fagner Almeida. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Que Guapa do Ribeirão Bonito, Grande Campeã, Campeã Égua Adulta e Melhor Exemplar da Raça.
Ocorreu neste final de semana a 17ª edição da Exposição Passaporte de Outono, do Ciclo 2025 do Cavalo Crioulo, no CTG Fogo de Chão, em Guarapuava (PR). Entre os 73 exemplares admitidos pelo inspetor técnico credenciado Rafael Fagundes Sant'Anna, uma fêmea colorada fez dobradinha de títulos. A égua Que Guapa do Ribeirão Bonito, da Chácara Morada do Sol, de Guarapuava, levou o grande campeonato e o título de melhor exemplar dessa etapa.
Do criador Ataíde Lycenko, ela é filha de Basco Bandido e Jamaica do Ribeirão Bonito. Segundo o jurado principal Darlei Hess, a égua é bonita, feminina, com linha superior firme, bastante profunda, de garupa comprida e potente e patas muito bem anguladas.
Emocionado e já fazendo planos para ir com a família a Esteio para o Freio de Ouro, Ataíde Lycenko se disse orgulhoso de estar representando o município e a região centro-sul do Paraná e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo cabanheiro Claudio Ribeiro — que foi premiado na exposição — com os exemplares desde que fundou a propriedade, em 2023. “Me encantei com a docilidade e com a emoção de competir. Fomos buscar o que tinha de melhor na raça e temos um trabalho bem direcionado do seu Cláudio”, enfatizou.
O cavalo Que Guapo do Rio das Pedras, da Cabanha Chão Sagrado, também de Guarapuava, foi o grande campeão entre os machos. O animal de pelagem zaina é filho do tordilho negro BT Lucero e da zaina Safir do Purunã e foi exposto por Johann Zuber Junior e Esmael Cadore. “Um cavalo com bastante qualidade de avanço, de qualidade de aprumos e bem estruturado”, disse Darlei Hess.
Incentivo
A agenda de sábado, 12/4, em Guarapuava foi marcada pelo Campeonato Incentivo. A prova consagrou como Melhor Exemplar a fêmea colorada douradilha salgo direito, Obra Prima do Açungui, da Cabanha Açungui, de Balsa Nova (PR). Grande campeã entre as fêmeas, ela é filha de Alto Astral de Santa Edwiges e Baronesa da Baraúna.
Nos machos, a vitória foi para a Cabanha Ilha Velha, de Guarapuava (PR), com o colorado Um Bueno da Ilha Velha. Ele é filho de Basco Veneno e Orquestra da Ilha Velha.
OS CAMPEÕES
INCENTIVO
Grande Campeã E Melhor Exemplar Da Raça
Obra Prima Do Açungui
FÊMEAS
Grande Campeã, Campeã Égua Adulta e Melhor Exemplar da Raça
Que Guapa Do Ribeirão Bonito
Reservada Grande Campeã e Campeã Potranca Menor
Re Uma Jóia
Terceira Melhor Fêmea e Reservada Campeã Potranca Menor
Rz Escandaloza Da Carapuça
Quarta Melhor Fêmea E Terceira Melhor Potranca Menor
Lem Pata Braba
MACHOS
Que Guapo Do Rio Das Pedras
Reservado Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor
Honrado De Santa Larissa
Terceiro Melhor Macho e Campeão Potranco Menor
Basco Jeronimo
Quarto Melhor Macho e Reservado Campeão Cavalo Adulto
Ramon 274 Engano
Deixe seu comentário