Arroz
Mais de 85% da área semeada já foi colhida

Giovani Wrasse/ Irga imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fronteira Oeste é a que está mais próxima de concluir a colheita, com 95,3%
De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a colheita do arroz no Rio Grande do Sul atingiu 85,7% da área semeada. Os dados constam no último levantamento do Irga, divulgado na quinta-feira, 24/4.
Das regiões arrozeiras, a Fronteira Oeste é a que está mais próxima de concluir a colheita, com 95,3%. Logo depois vem a Planície Costeira Externa, com 95,1% da área já colhida.
A Planície Costeira Interna contabiliza 86,4% da área colhida seguida pela Zona Sul com 83,9%. Campanha e Região Central aparecem com 76,3% e 65,5%, respectivamente.
Segundo o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Luiz Fernando Siqueira, apesar das condições climáticas favoráveis, o período diário de trabalho na lavoura é menor, fazendo com que a colheita avance lentamente.
Produtividade
De acordo com os dados do Instituto, até o momento a produtividade média do grão é de 9 022 kg por hectare. No entanto, a tendência é que a média se ajuste com a colheita das lavouras tardias. “A produtividade final poderemos dar apenas quando todas as regionais concluírem a safra, mas sabemos que a média poderá cair”, avalia Siqueira.
Os dados sobre a colheita do arroz são coletados e divulgados semanalmente pelo Irga, por meio da plataforma Safra, que oferece informações precisas e detalhadas sobre o andamento da semeadura e da colheita. A plataforma é alimentada pelos 37 escritórios do Irga distribuídos em todas as regiões arrozeiras do Estado.
Deixe seu comentário