Executivo quer criar programa de prêmios para incentivar cidadania fiscal
Saúde Pública
Dia D de vacinação aplicou mais de 1,5 mil doses

Divulgação/SMS - Mais de 10 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe em Uruguaiana
Uruguaiana realizou, no sábado, 3/5, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A mobilização, realizada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da zona urbana e rural, teve como objetivo reforçar a imunização dos grupos prioritários e ampliar o alcance da campanha no município. Também buscou atualizar as vacinas de rotina de crianças e adolescentes, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Eduarda Oliveira, foram aplicadas 1 515 doses da vacina no sábado. Com esse número, Uruguaiana totaliza 10.419 doses aplicadas desde o início da campanha, o que representa 18,57% da população-alvo vacinada até o momento. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público prioritário.
A vacinação no Dia D ocorreu das 7h30 às 17h em todas as unidades urbanas e das 8h às 17h na ESF 9 (Barragem Sanchuri), com a Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde funcionando em horário estendido, sem fechar ao meio-dia. Durante a ação, a população teve a oportunidade de receber não apenas a vacina contra a gripe, mas também vacinas de rotina para crianças e adolescentes, como Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite e Febre Amarela, entre outras.
A população estimada dos grupos prioritários em Uruguaiana é de 56.105 pessoas, e a meta do Ministério da Saúde é vacinar ao menos 90% desse público.
A campanha segue nos próximos dias nas unidades de saúde do município, reforçando o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e a prevenção de doenças no período de maior circulação do vírus influenza.
Quem pode tomar a vacina?
- A vacina está disponível para os grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos a partir de 60 anos
- Trabalhadores da saúde e professores
- Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente
- Forças de segurança, salvamento e armadas
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuário
- Indígenas, quilombolas e população em situação de rua
- Trabalhadores dos Correios
Deixe seu comentário