Direito
Saiba quem pode pedir reaplicação do Enem
ilustração/freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A solicitação de reaplicação deve ser realizada na Página do Participante
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não puderam comparecer ao primeiro dia de provas devido a problemas logísticos ou por estarem infectados por doenças especificadas no edital, podem solicitar a reaplicação do exame. A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, sendo possível solicitar apenas uma vez.
Quem pode solicitar a reaplicação?
Os candidatos que não compareceram à aplicação do exame em razão de problemas logísticos (como desastres naturais ou falhas na infraestrutura do local de prova) ou doenças graves (como tuberculose, coqueluche, sarampo, varíola, covid-19, entre outras listadas no edital) podem pedir a reaplicação. A solicitação deve ser feita apenas para o dia em que o candidato faltou, e o pedido deve ser justificado com documentos comprobatórios.
Como fazer a solicitação?
A solicitação de reaplicação deve ser realizada na Página do Participante entre 11 de novembro e 15 de novembro de 2024, até às 23h59. É necessário apresentar documentação que comprove a situação que impediu o comparecimento no dia das provas, como atestados médicos, declarações hospitalares, ou outros documentos pertinentes. Para doenças, deve ser enviado um atestado médico com identificação e assinatura do profissional de saúde, junto com o Código Internacional de Doenças (CID-10). Se o candidato estiver internado em hospital, deve apresentar uma declaração da unidade de saúde confirmando o período de internação, com informações como o nome completo do participante e seu CPF. A solicitação será analisada individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o simples envio do pedido não garante a reaplicação da prova.
Situações que justificam a reaplicação
De acordo com o edital do Enem 2024, as situações que permitem a reaplicação incluem doenças graves como tuberculose, sarampo, coqueluche, covid-19, entre outras. Problemas logísticos como falhas na infraestrutura do local de provas (ex: falta de energia elétrica, desastres naturais) ou outros erros de execução durante a aplicação do exame também são considerados. É importante destacar que não será permitida a reaplicação para candidatos que alegarem indisposição ou outros problemas de saúde durante a aplicação e não concluírem as provas ou se ausentarem do local sem justificativa prévia.
Provas de reaplicação
As provas de reaplicação do Enem 2024 terão a mesma estrutura das provas regulares, com 180 questões objetivas distribuídas entre as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Também haverá a redação com um tema distinto das provas regulares. As provas de reaplicação acontecerão nos dias 10 de dezembro (terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira). Não será aplicada em dois fins de semana, como ocorre na aplicação regular.
Acessibilidade
Na reaplicação, não serão fornecidos recursos de acessibilidade como videoprova em Libras ou leitor de tela para deficientes visuais, mesmo que solicitados na inscrição. No entanto, o Inep oferecerá tradutor-intérprete de Libras e auxílio para leitura para os participantes que necessitarem.
Resultados
Os resultados da reaplicação serão divulgados junto com os resultados das provas regulares do Enem 2024, no dia 13 de janeiro de 2025. As informações sobre a aprovação da solicitação de reaplicação, bem como o local e horários das provas, estarão disponíveis na Página do Participante.
Deixe seu comentário