Campus Alegrete
Unipampa abre seleção para programa de residência
Divulgação/Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O curso é no Campus Alegrete
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete, está com inscrições abertas para o Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que visa capacitar profissionais na área de TI. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de novembro no site da instituição. O processo seletivo está aberto a graduados ou graduandos em cursos das áreas de engenharias, ciências exatas e tecnológicas, além de formados em cursos técnicos nessas mesmas áreas.
O processo de seleção será realizado em duas etapas. Na primeira, 250 candidatos classificados participarão de um nivelamento em computação básica, que será oferecido à distância e terá duração de três meses. Os 50 melhores classificados nessa fase avançarão para a segunda etapa, que consistirá em uma imersão em computação avançada de seis meses, com aulas presenciais no campus da Unipampa, em Alegrete. O curso está previsto para começar em 9 de dezembro de 2024 e terminar em 26 de setembro de 2025.
Os selecionados na segunda etapa receberão uma bolsa de R$ 1.260 mensais, além de um notebook para apoiar suas atividades durante o curso. O resultado preliminar dos selecionados será divulgado em 21 de novembro de 2024, e o resultado final, junto com a lista de espera, será publicado no dia 27 de novembro.
O Programa de Residência em TI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), realizado por meio do programa MCTI FUTURO, que visa promover a capacitação em transformação digital no Brasil. Além disso, o programa conta com o apoio de grupos de pesquisa da Unipampa, como o Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (Gama) e o Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec).
Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de se envolver em atividades práticas nas áreas de desenvolvimento de software, gestão de projetos, segurança da informação e suporte técnico, contribuindo com o ambiente acadêmico e o setor público.
Deixe seu comentário