2025
Senac oferecerá mais de 10 mil vagas gratuitas
Divulgação/Senac imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - São cursos em diversas áreas
O Senac-RS anunciou a oferta de mais de 10 mil vagas gratuitas em 2025, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As vagas serão divididas entre 6 460 para cursos livres e 3 728 para cursos técnicos, abrangendo áreas como comércio, tecnologia, saúde, turismo, gastronomia e outras de alta demanda.
Os cursos, nas modalidades presencial e EAD, são voltados para pessoas de baixa renda e visam qualificar profissionais para o mercado de trabalho. Nos cursos técnicos, destaque para formações como Técnico em Finanças, Técnico em Enfermagem, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica. Já os cursos livres oferecem opções rápidas e práticas, como Cuidador de Idosos, Desenvolvimento Web | Front End, Agente de Informações Turísticas e Cabeleireiro.
A modalidade EAD será ampliada em 2025, com formações como Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho, garantindo maior flexibilidade para os alunos estudarem em horários e locais convenientes.
Instituído em 2008, o PSG foi criado para atender pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos, e disponibiliza vagas gratuitas com recursos do Senac. O programa é destinado a alunos matriculados ou egressos da educação básica, trabalhadores empregados ou desempregados, com inscrições realizadas de forma eletrônica e critérios específicos como idade mínima e escolaridade.
Além de reduzir desigualdades e promover inclusão social, o PSG contribui para o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU, ao oferecer educação de qualidade e fortalecer a qualificação profissional.
Projetos como Juventude Digital, Ilê Tech e Conexões Inclusivas são exemplos de iniciativas que inserem jovens, pessoas negras e pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Todos do Senac. Outros projetos incluem Talentos à Mesa, que conecta alunos ao setor de alimentação, e o Projeto ORI, voltado à orientação de jovens quilombolas para o mercado de trabalho.
O Programa de Aprendiz Profissional também se destaca ao preparar jovens para as demandas de um mercado em constante evolução, com ênfase em áreas tecnológicas. Mais informações sobre o PSG, cursos disponíveis e o processo de inscrição podem ser acessadas no site do Senac ou em unidades da instituição espalhadas pelo Estado.
Deixe seu comentário