Ano letivo
Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Fredo Tarsuk/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As matrículas da rede municipal vão até 9 de dezembro
Na rede municipal, o período de rematrícula – que podia ser feito tanto de forma presencial, como online – terminou no último dia 12. Já as inscrições para matrículas de novos alunos serão realizadas até dia 9 de dezembro. Esse período é crucial para garantir o acesso à educação pública. As inscrições serão feitas pelo site uruguaiana.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2025, ou presencialmente, na escola. Para famílias com dificuldades de acesso à internet, as escolas estarão disponíveis para auxiliar no processo.
É preciso apresentar nome completo do aluno, CPF, número do Cartão do SUS e laudo médico para estudantes com deficiência, visando garantir o suporte adequado.
Uma vez encerrado o período de inscrição, a lista de alunos contemplados com as vagas será divulgada no dia 30 de dezembro, no site da Secretaria ou diretamente na escola onde a inscrição foi feita.
Já o período de matrículas ocorre entre 2 e 14 de janeiro de 2025. Nesse momento, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola designada com os documentos originais e suas cópias. “Os pais devem, obrigatoriamente, comparecer nas escolas para efetivar a matrícula, caso contrário, vai perder a vaga”, alerta a secretária municipal de Educação, Maria Helena Machado.
Para os alunos que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão da Educação Infantil (Histórico Escolar), Relatório Descritivo de Desenvolvimento Escolar e documentos complementares, como o Parecer Pedagógico, se aplicável. Já para os estudantes dos anos seguintes do Ensino Fundamental, será exigido o Histórico Escolar completo.
Perdeu o prazo?
De acordo com a secretária Maria Helena, os pais que perderam a data de rematrícula podem procurar a escola até o final do calendário escolar, que segue até 20/12. "Os responsáveis podem comparecer até a escola e realizar a rematrícula normalmente. O nosso calendário vai até o dia 20, mas pode variar dependendo da escola", explicou.
Em relação a matrícula de novos alunos a situação muda. Caso os pais dos novos alunos percam a data, o estudante perde a vaga. “Temos esse período para os pais comparecerem e realizarem a matrícula, caso isso não aconteça esse aluno vai para o final da fila e deverá ser encaixado em outra escola no retorno das atividades, em fevereiro de 2025", afirma.
Já na rede estadual, as inscrições para novos alunos encerraram no dia 25. O período foi é destinado exclusivamente aos estudantes que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, incluindo modalidades como Curso Normal, Educação Profissional (cursos técnicos integrados ao Ensino Médio), e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, esse período abrange as modalidades de Ensino Médio Concomitante e Subsequente.
De acordo com a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), caso os responsáveis tenham perdido essa data, ocorrerá uma segunda etapa de inscrições e pré-matrícula de 6/1 a 19/1/2025. As inscrições para novos alunos podem ser feitas diretamente no site da Secretaria da Educação (Seduc), na seção "Matrículas - Chamada Pública" na data indicada. Os interessados deverão selecionar a etapa de ensino desejada no momento da inscrição.
Para os alunos que já possuem matrícula ativa, a rematrícula será realizada automaticamente até 18 de dezembro, desde que a frequência escolar seja de, no mínimo, 75%. Se o estudante não atingir esse percentual, os pais ou responsáveis deverão procurar a escola durante o mesmo período. Caso o estudante deseje mudar de escola, será necessário realizar uma nova inscrição durante a segunda etapa da pré-matrícula.
As designações dos estudantes para as escolas de sua escolha serão divulgadas a partir de 6 de janeiro. As famílias serão informadas por e-mail, com detalhes sobre a escola designada, ou podem consultar diretamente o site da Seduc na seção "Consulta candidato", localizada na aba de Matrículas.
Após, a matrícula deverá ser confirmada presencialmente, entre os dias 6 e 17 de janeiro para a primeira etapa. Já para a segunda, ocorre de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025. Para efetivar a matrícula, o estudante e seu responsável legal devem comparecer à escola designada com a documentação necessária.
Além de realizar a matrícula, os estudantes deverão também escolher os novos uniformes escolares, o que poderá ser feito através do portal oficial escola.rs.gov.br/uniformes. A escolha dos uniformes é uma medida implementada para padronizar e agilizar o processo de distribuição, garantindo que todos os alunos recebam seus materiais a tempo.
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