Rede Municipal
Estudantes participam de Olimpíada de Robótica
No último final de semana estudantes e professores da rede municipal de ensino, que participam das aulas de robótica, representaram o município, como visitantes, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em São Leopoldo, trazendo muitas aprendizagens, visualizando e entendendo como funciona a competição.
“Fomos com visitantes e com o intuito de conhecer o evento e nos prepararmos para participar como competidores no ano que vem. Esse ano teremos o primeiro torneio de robótica do município, então é necessário que eles tenham esse contato”, afirma o coordenado de Robótica Educacional do município, Felipe Carvalho.
Atualmente o município possui a robótica educacional em cinco escolas, nas turmas de anos finais: Dom Bosco, Rui Barbosa, José Franscisco, Moacyr Ramos Martins e Marília Felice. “A expectativa é incentivar nossos estudantes para que participem de forma integral em competições, está foi a primeira experiência deles”, destaca Felipe.
As escolas da Rede Municipal realizam trabalhos de robótica dentro das salas de aula, através da construção de robôs, programação, organização e trabalho em equipe, desta forma, “o evento foi importante para que eles pudessem conhecer a dinâmica da competição e alinhar isso aos estudos de sala de aula”, afirma o professor.
Metodologia
A metodologia implementada aos estudantes envolve o contextualizar, momento em que é apresentado aos estudantes uma temática relevante ao seu dia a dia. O construir, a partir da contextualização os estudantes constroem protótipos robóticos para simular tecnologias desenvolvidas pela humanidade ou recursos que inspiram a criação de novas tecnologias.
O experienciar, é neste momento que os estudantes irão testar as possibilidades de programação para que os robôs criem “vida”. Construir a lógica de cada ação que o robô irá executar e analisar a função de cada recurso. Além de compartilhar e construir novas percepções a partir das ferramentas apresentadas. Nesta etapa da aula, as experiências ampliam repertório e inteligência.
E o evoluir, momento em que um grande desafio surge e os estudantes utilizam as experiências e ferramentas aprendidas para solucionar os problemas. A criatividade é a habilidade mais estimulada nesta etapa da aula, além de promover a relação dos conhecimentos, aplicando-os com significado real.
Deixe seu comentário